Gestão de estoques, de pedidos e de transportes
Por: adauto01 • 29/4/2015 • Resenha • 637 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
ATIVIDADE 1 – Logística e a Administração Pública
Gestão de estoques, de pedidos e de transportes.
O estudo sobre a logística traz consigo um grande avanço tal qual a importância do uso desta tecnologia para atender as necessidades das empresas, melhorando assim o tempo de atendimento para o mercado, controlando pedidos, estoque e transporte e gerando uma diminuição nos custos, aumentando a qualidade e a produtividade. O conceito e o histórico da logística estão focados nas vantagens que estão relacionados aos ganhos no tempo e também nos custos. Pelo fato da falta de conhecimento das pessoas quanto ao funcionamento dos processos de compras ou de tempo, podemos dizer que a logística hoje tem em nosso conceito como a melhor atividade para o transporte e serviços dentro da administração publica, pois ela possui como característica principal a redução dos custos e também a agilidade, o compromisso e a responsabilidade, gerando assim uma grande comodidade e confiabilidade para quem usufrui desta tecnologia. Pode-se ver que operar o sistema logístico é muito trabalhoso, porque tem que se planejar desde o pedido até a expedição. O mercado necessita de atenção quanto à preferência e as necessidades do cliente, quanto aos produtos e serviços e a disponibilidade de fortalecer as margens de lucros e também, a disponibilidade de recursos que são essenciais para atender as necessidades da população. Por isso torna-se importante a logística nas organizações e em especial na gestão dos estoques. A gestão do estoque é todo o procedimento e técnica que são exigidos para garantir a qualidade no tempo certo. Os estoques, são materiais reservados por uma organização para suprir demandas. A manutenção dos estoques tem um custo alto e é uma atividade-chave na logística.
Na logística o processamento dos pedidos é o que tem o custo menor, em relação a transportes e estoques. O processamento dos pedidos vem em primeiro lugar e é uma atividade de suma importância, dado o fato de ser um elemento necessário para levar bens e serviços aos clientes. Os pedidos são atividades pela qual se inicializa a separação dos produtos e com isso a preparação para a entrega dos bens e serviços.
As empresas tem o transporte como a atividade mais importante e mais essencial na logística. Nenhuma empresa pode fazer a movimentação de seus produtos acabados, sem depender do transporte, seja, por caminhões, trens, navios,aviões, etc. O transporte é a parte mais visível e envolve a decisão quanto ao meio de levar até o cliente o produto de modo seguro e eficaz, com qualidade e tempo adequado para o bom andamento da logística.
Segundo Araújo (2003), existe algumas versões para a origem da palavra Logística: alguns autores afirmam que ela é originaria da palavra francesa “Loger”, que significa “acomodar”. ,“alojar”, enquanto outros autores afirmam que é derivado do grego “Logos” (razão) que significa “a arte de calcular” ou “a manipulação dos detalhes de uma operação”. A palavra logística é usada para expressar “o planejamento e a gestão dos serviços relativos à documentação, manuseio, armazenagem dos bens, objetos de uma operação de comercio nacional ou internacional”.
Conforme Faria (2003),
...