Gestão de pessoas
Por: anaclaudia93 • 17/3/2016 • Dissertação • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 132 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS
A área definida como gestão de pessoal é essencial dentro das organizações, não sendo necessária somente na área de Recursos Humanos, mas na empresa como um todo, suas definições rementem as entendimento comportamental de cada individuo e a maneira com a organização deve lidar com suas características pessoais.
Em todos os departamento se faz necessário que o gestor tenha a capacidade de analisar e conduzir seus empregados motivando-as para que possam atingir seus objetivos pessoais e os interesses da organização. Esta ação se faz necessária para que os interesses da organização e a empresa estejam em sintonia e não entrem em conflito,resultando no crescimento organizacional e pessoal.
A capacidade de gerenciar as pessoas abrange, além do desenvolvimento profissional, deve averiguar a forma como lidar com as emoções, limites pessoais e profissionais acoplando suas características ao perfil adotado pela empresa.
“[...] as pessoas que trabalham nas organizações, de forma geral possuem um outro conjunto de objetivos : ter bons salários e benefícios, ter estabilidade no emprego e segurança no trabalho; ter qualidade de vida no trabalho e obter neste, satisfação; ter consideração e respeito tanto dos colegas quanto dos superiores, ter oportunidadede crescer dentro da empresa; ter liberdade para trabalhar e ter líderes ou chefes que não sejam autoritários.”
Maria Elisa Zandarim – Administração de pessoas (2008:6)
“De forma geral, toda e qualquer organização tem um conjunto de objetivos: sobreviver a longo prazo; ter um crescimento sustentado, isto é, que não dependa de outras pessoas; ter lucros; ter produtividade, ou seja: produzir pelo menos com a mesma eficiência das empresas concorrentes; ter qualidade nos produtos/serviços; ter custos reduzidos; ter uma boa participação no mercado (Market-share); entrar em novos mercados; conquistar novos clientes; ser competitiva, isto é, ter preferência dos clientes e ter uma boa imagem no mercado.”
Maria Elisa Zandarim – Administração de pessoas (2008:6)
As competências e habilidades pessoais e profissionais são de extrema importância epodem ser notadas pelo profissional que executa a gestão de pessoas em seu departamento, tornando as mais , muitas vezes, visíveis até ao empregado que expõe seus sentimentos e desenvolve suas habilidades através do feedback. Através do feedback, o gestor pode definir quais as competências e habilidades que podem ser utilizadas para a função que o individuo desenvolve dentro da organização.
RECRUTAMENTO
“O recrutamento é o processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo especifico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputa-lo. O mercado no qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos.”
Chiavenato (1999:92)
Na Indústria Veterinária Ltda. o recrutamento é desenvolvido pelas três formas exposta por Chiavenato: recrutamento interno, externo e misto.
No recrutamento internoa área de recursos humanos divulga nos quadros de aviso as informações referentesàs vagas, estipulando o prazo, local e requisitos para inscrições.
No recrutamento externo a empresa divulga suas vagas através do site, agências de emprego, anúncios nos jornais, contato com escolas/universidades, consulta ao banco de dados de currículos que a empresa já possui.
Através do recrutamento interno é gerada uma nova vaga desta pessoa transferida, sendo que se faz necessário um recrutamento externo para ocupação da mesma, este processo pode ser definido com o recrutamento misto.
SELEÇÃO
“A seleção tem como objetivo escolher, entre os candidatos atraídos pelo recrutamento, aqueles que correspondem ao perfil do cargo desejado pela empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal. Para Chiavenato (1999) a seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização."
Para Marras (2002:79), o processo de seleção baseia-se fundamentalmente na análise comparativa de dois itens que são:
Especificações do cargo – “o que o cargo requer”
Características do candidato – “o que o candidato oferece”.”
Maria Elisa Zandarim – Administração de pessoas (2008:51)
O processo de seleção na Indústria Veterinária Ltda. é tido pelo conceito de Marras, onde é realizada uma junção das especificações do cargo e das características do candidato para um resultado satisfatório.
A seleção deve ser minuciosa revelando as aptidões e capacidades dos candidatos para o cargo pretendido. No processo seletivo para cargos de níveis superiores, como gestores, é utilizado a seleção por competência para identificação mais precisa dos conhecimentos técnicos para o desempenho eficiente e eficaz na organização, assim como a competência de gestão ou empresarias identificando a capacidade e habilidades gerenciais do candidato.
No processo produtivo para cargos gerais é utilizado o processo de comparação, ondesãoconfrontadas as características e habilidades do candidato com os requisitos da vaga em questão.
TIPOS DE SELEÇÃO
A seleção é feita através da análise curricular juntamente com a ficha de solicitação de emprego devidamente preenchida.
A entrevista desenvolvida pela empresa é padronizada apenas nas perguntas, possui perguntas escrita (questionário) pessoais e de conhecimentos básicos, previamente elaboradas, mas que permitem respostas aberta (check – list).
Para melhor avaliação do candidato, dependendo da vaga, são realizadas dinâmicas e testes psicológicos, além da verificação das referências para comprovação dos dados fornecidos pelo candidato.
...