Gestão de pessoas (Recrutamento, Seleção e Plano)
Por: NataliaMerigo • 1/5/2016 • Artigo • 4.432 Palavras (18 Páginas) • 749 Visualizações
[pic 1]
Recrutamento, Seleção e Plano de carreira.
Nome: Natália Merigo.
Rgm: 14002752
Curso: tecnólogo de estética e cosmetologia
5° semestre
( Optativa )
Franca
2016
Recrutamento
SEGUNDO (CHIAVENATO, 2000); “O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se pois de um sistema de informação que visa a divulgação de oferta de oportunidades de emprego...”
O recrutamento é um processo seletivo que envolve a procura e atração de uma pessoa para se tornar um possível candidato para competir com os demais a preencher uma determinada vaga aberta na empresa. Quando é utilizado o termo recrutamento e seleção, normalmente imagina-se um único processo, quando na verdade são dois processos distintos com finalidades diferentes. Seleção é escolher.
Recrutamento é recrutar, captar ou convocar possíveis candidatos para uma definida vaga disponível dentro de uma determinada organização. É ter o maior número de pessoas interessados no ocupamento desta mesma vaga aberta. Quando a empresa abre uma vaga acaba gerando um desafio profissional para a melhor contratação e de um candidato especifico para o melhor preenchimento. Com o passar dos anos o aquecimento do mercado o Rh precisou inovar-se, se tornando estratégico, explicando melhor suas vagas tanto na divulgação e na adaptação de cargo para tentar atrair o máximo de melhores pré-candidatos. As instituições precisaram tornar-se atrativas para obter o maior número de candidatos quando disponibilizavam vagas, pois quanto mais interessante, os melhores currículos ela há de receber. A empresa mais cuidadosa na hora de divulgar e descrever melhor sua vaga disponível para um definido cargo atual ou futuro e as oportunidades que se pode obter, é ela que vai atrair e contratar o melhor futuro funcionário. O recrutamento não trata só de divulgar vagas de emprego, mas sim de atrair candidatos qualificados que atende os requisitos da vaga.
Um bom recrutador deve entender um pouco melhor de marketing para saber anunciar melhor a sua vaga disponível, para que uma vaga simples se torne atrativa e interessante para proporcionar uma maior demanda na procura de pessoas a se candidatar na vaga para o se obter o melhor candidato selecionado a ser contratado. Muitas empresas que terceirizam essa parte de recrutamento e seleção ela passa o perfil adequado para determinada vaga, elas terceirizam a operação de recrutamento e seleção mais não é estratégico, a maioria das empresas tem como meta contratar o melhor futuro funcionário possível pelo menor custo possível a ser pago. O candidato mais favorecido a conquistar uma vaga na empresa é aquele que obtém o sucesso de se destacar entre os demais candidatos no processo seletivo de recrutamento e seleção, que atende as competências, critérios e valores exigidos pela empresa e pela vaga a ser disputada, utilizando a qualidade e quantidade das tarefas denominadas para o cargo podendo ser futuramente uma excelente contratação.
O processo de recrutamento de pessoas tem varias formas diferentes de ser feito, como recrutamento interno, recrutamento externo, recrutamento misto e recrutamento online.
O Recrutamento Interno é quando a empresa opta por fazer recrutamento de pessoas dentro da própria organização utilizando seus funcionários já contratados, apenas promovendo para diferentes cargos e salários, porém esse processo tem seu lado positivo quanto negativo, sua principal vantagem é ser econômica, a empresa não perde tempo em divulgar uma vaga e fazer processos seletivos de futuro candidatos, não gastar dinheiro com divulgação de vagas em rádios, anúncios, jornais, proporciona uma motivação positiva em funcionários desmotivados tanto para maior produção de mão de obra quanta remuneração, o funcionário cria seu próprio plano de carreira e almeja sua promoção de cargo e salário desejado dentro da empresa, diminui a rotatividade da empresa com demissão e contratação de impostos na folha de pagamento, a empresa escolhe trabalhar com funcionários que já tem um contato com a organização, só precisa capacita-lo para adequação de treinamentos para um cargo em que ele irá exercer, a confiança e a motivação entre os funcionários, tem a disponibilidade de pegar uma pessoa que conhece tanto o lado positivo quanto o negativo da empresa e as regras a serem cumpridas, a desvantagem é que o funcionário sabe de todas as picuinhas da instituição para facilitar as coisas ao seu favor, que se torna uma vantagem no recrutamento externo. A empresa também tem que tomar muito cuidado, pois esse processo pode gerar discórdia, inveja, entre funcionários dentro da organização pela ação de promoção de cargos, o gestor tem que orientar o funcionário a fazer plano de carreira, para obter em determinado tempo um cargo melhor com um salário melhor, cria-se uma estratégia de carreira, promover por merecimento e não porque o funcionário é o mais eficiente ou que puxa o saco. A motivação depende do ponto de vista do funcionário para o trabalho dentro da empresa. A instituição que valoriza seus funcionários sabe que só existe por causa deles, porque o sucesso dos negócios esta associado ao bom desempenho de funcionários.
Recrutamento Interno Vantagens: (Fatores Positivos) |
- Economia para a empresa; |
- Rapidez; |
- Fonte de motivação para funcionários; |
- Maior índice de validade e de segurança; |
- Desenvolve sadio espirito de competividade; |
- Aproveita investimentos da empresa em treinamentos; |
Recrutamento Interno Desvantagens: (Fatores Negativos) |
- Pode gerar conflitos de interesse; |
- Exige potencial de desenvolvimento; |
- Provoca rotatividade excessiva; |
- Pode conduzir ao principio de “Peter”; |
- Conduz um bitolamento das pessoas; |
- Não pode ser feito em termos globais dentro da organização; |
(CHIAVENATO, 2009; ROCHA, 1997).;
...