Gestão de pessoas e o novo modelo
Por: Amandafranco23 • 6/12/2016 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Gestão de pessoas
Para Levi Leboyer (1997) competências são os “repertórios de comportamentos que algumas pessoas ou organizações dominam melhor que outras, o que as torna eficazes e competitivas em determinadas situações”.
Compreende-se que modelo de competência nada mais é que uma avaliação de conhecimentos, destinados a avergiuar habilidades desempenhos e assim se sobressair aos demais por conter melhores e mais acentuadas competências no ramo em questão.
Já para Gilbert e Parlier (1984) a competência tem haver com a busca de resultados, que também nada mais é do que o conteúdo e a carga de campo cultural que cada pessoa adquire e já possui, para assim trazer maior desempenho e metas quantitativas e quantitativas.
Hoje no ramo empresarial o termo gestão por competência está sendo muito usado, trata-se de um conjunto de ferramentas que, reunidas, formam uma metodogia de apoio à gestão de pessoas.
Como uma nova ferramenta ela vem para complementar e auxiliar a área de Recursos Humanos, e não abolila. Ao contrário onde o modelo está sendo instalado tem alcançado uma incrível visibilidade e prestígio pelos ótimos benefícios da união das mesmas. O que antes era de responsabilidade da área de Recursos Humanos, a partir desse modelo passa a ser responsabilidade coletiva e institucional.
Adotando essa nova ferramenta as pessoas estão ficando em alta, já se pode afirmar que as empresas no podium têm como vantagem competitiva a atenção voltada para a gestão de pessoas.
Vejamos que muitas empresas brasileiras estão aderindo o modelo de gestão por competência assim agregando na sua sociedade empresarial, pessoas capacitadas e direcionadas ao trabalho conforme suas habilidades e desempenho, vemos uma progressão e valorização humana nesse modelo pois conseguimos direcionar o trabalhador conforme seu campo cultural realizar serviços de acordo com a sua propriocepção.
...