Gestão do Conhecimento
Por: Iria1 • 17/5/2016 • Relatório de pesquisa • 453 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Ciências Humanas – DCH 1
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Professora: Fátima Mascarenhas
Aluna: Íria Figueirêdo
Dados, Informação, Conhecimento Específico e Conhecimento Tácito.
Dados
Dados são códigos que compõem a matéria prima da informação. Podemos dizer que “dados” é a informação não trabalhada, é a informação bruta, é a matéria prima para a criação da informação. Os dados de forma isolada não podem transmitir uma mensagem ou conceber conhecimento, é preciso que ele seja tratado para que isso aconteça.
Informações
Chamamos de “Informações” os dados interpretados, ou seja, o resultado obtivo após os dados serem processados. É a partir desse processamento que os dados transformam-se em informações e passam a ter significado e através dessas informações podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações levando em consideração os dados inicialmente coletados.
Podemos dizer que a informação é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.
Conhecimento
Chamamos de informações os dados trabalhados e, consequentemente, chamamos de conhecimento a informação trabalhada, ou seja, o conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. O conhecimento constitui um saber. O conhecimento é capaz de produzir ideias e experiências que as informações por si só não será capaz de mostrar.
Vivemos a era do conhecimento onde toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade torna-se conhecimento, conhecimento este presente em diversos campos. Por abranger o capital intelectual, o capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência empresarial é necessário gerir o conhecimento, mas não só isso é necessário também de um bom processo de armazenagem, cuidado na guarda de suas informações, gerenciamento e canais para a sua disseminação.
Conhecimento explícito
É o conhecimento que pode ser articulado na linguagem formal, ele é facilmente transmitido, sistematizado e comunicado, é o conhecimento objetivo. Pode ser transmitido através de palavras e números e facilmente compartilhado entre os indivíduos.
Conhecimento tácito
É o conhecimento difícil de ser formalizado o que torna mais difícil a sua transmissão e compartilhamento, é um tipo de conhecimento mais importante, é o conhecimento subjetivo. É um conhecimento altamente pessoal e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, intuições, emoções e habilidades. Só pode ser avaliado por meio da ação. Pode ser segmentado em duas dimensões: técnica, um tipo de capacidade informal e de difícil definição pois são habilidades adquiridas através da experiência e apresentam dificuldades em passar esse conhecimento adiante e a cognitiva que são percepções arraigadas que tomamos como certas.
...