Gestão do Conhecimento: Atividade Colaborativa AVA
Por: alynedulianeraqu • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 512 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Unidade de Ensino: Anhanguera de Santa Barbara D´Oeste
NOME | |
RA |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Unidade de Ensino: Anhanguera de santa Barbara D´Oeste
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Fernando Pereira da Silva.
Anhanguera Educacional
2015
RELATÓRIO: Casas Soberba
Introdução
O estudo de caso apresentado para desenvolver esse trabalho tem como objetivo reestruturar a empresa Casas Soberba, uma empresa tradicional e de sucesso, que atende seus clientes em um longo prazo, adquirindo filiais em todo o Brasil. Esse estudo mostra que a empresa tem enfrentado grandes dificuldades em sua estruturação, com problemas no cumprimento de seus objetivos e em cumprir alguns compromissos.
A partir disso foi contratada uma empresa de consultoria para identificar as causas desses problemas e trazer melhoria na implantação de novas técnicas, algumas ferramentas que serão utilizadas é o modelo de Gestão de Conhecimento de Nonaka e Takeuchi, junto com o Conhecimento Organizacional.
Portanto, estas ferramentas auxiliarão no conhecimento da empresa, para que assim possa auxiliar o crescimento e a sua reestruturação, com uma nova missão e uma nova visão para o sucesso da organização.
Objetivos
O objetivo deste estudo é fazer com que a consultoria possa resgatar a missão e os valores desta empresa. Serão desenvolvidos também métodos de trazer novas ideias, conceitos, valores, trabalho em equipe, um clima organizacional mais aberto a novas experiências, mostrar para a equipe que todos precisam trabalhar juntos para o crescimento da empresa.
Com isso, toda empresa busca o lucros, quer ser reconhecida no mercado pelos seus produtos de qualidade, pelo bom preço e pelo atendimento ao cliente sendo primordial. Todos estes objetivos a consultoria estará aplicando nas Casas Soberba, para levantar o seu capital financeiro e o capital humano. Portanto a Gestão de Conhecimento que a consultoria irá aplicar será para desenvolver o capital intelectual que são os bens intangíveis da organização, sendo eles:
- Gestão Empresarial;
- Gestão de talentos;
- Trabalho em equipe;
- Liderança.
Portanto a Gestão de Conhecimento traz criação, disseminação e apropriação do conhecimento, sendo ela a moeda mais preciosa no mercado, na qual fará que toda informação possa ser colocado em prática. Este será o objetivo da consultoria para as Casas Soberba.
Procedimentos
Para que a empresa tenha sucesso em seu negócio, é necessário que adote alguns procedimentos para determinar o que espera de seus colaboradores, definindo algumas metas organizacionais.
Para um presente momento a empresa deverá trabalhar com treinamentos para trabalho em equipe, atendimento ao cliente, e também um treinamento de liderança para os donos da empresa. Em geral, deverá mostrar suas falhas e seus erros, que estão levando a empresa ao fracasso total. Deverá mostrar que a Gestão de Conhecimento é uma ferramenta que tem o objetivo de transformar novos produtos, processos e modelos de negócio, pois o Conhecimento se transforma em inovação.
A consultoria irá desenvolver novos planos de ação para que assim possa inovar os seus produtos, incrementar seus talentos, ou seja, incentivar seus colaboradores, em um ambiente de trabalho mais saudável, renovando assim os seus procedimentos com ideias inovadoras.
Desenvolvimento
Para que se consiga um bom desenvolvimento na aplicação da Gestão de Conhecimento, deve existir a colaboração tanto da direção como de seus colaboradores.
O conhecimento tácito precisa ser identificado, ou seja, tudo aquilo que está dentro da pessoa em silêncio, e isso deve ser trabalhado pela direção da empresa para ser transformado em conhecimento explícito, para que assim cada colaborador da empresa possa melhorar o seu desempenho e contribuir com o crescimento da mesma.
Nonaka e Takeuchi (2008.p.59) argumentam que “Assim, através do processo de “conversão social”, o conhecimento tácito e o explícito expandem-se em termos de qualidade e quantidade”. Portanto, ele deve ser trabalhado com toda a equipe, em um processo de comunicação, na qual todos tem o direito de expressar o que pensam na busca de ideias de melhorias para a empresa, e através da capacidade de criar conhecimento e disseminá-lo na organização e incorporar produtos, serviços e sistemas.
Pode ser aplicado também “ba” virtual sistemático, sendo uma ferramenta mais recente, que utiliza as facilidades modernas da tecnologia da informática, como vídeos de conferências, redes online, banco de dados, possibilitando o conhecimento coletivo (conhecimento explícito).
...