TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CRISE DE 1929

A Grande Depressão

SUMARÉ

2013


ALUNA: AMANDA CESAR OLIVEIRA                                RA: 6826455314

ALUNA: AMANDA SANTOS DE OLIVEIRA                        RA: 6820480328

ALUNA: ESTHER DE OLIVEIRA PLATERO                        RA: 6891502336

ALUNA: LEONARDO ROCHA ARCANJO                        RA: 6825472719

ALUNO: UILTON LIMA SÃO LEÃO                                RA: 6853372097

ALUNA: VALÉRIA CRISTINA R. DOS SANTOS                RA: 6265235881

ALUNO: WILLIAM AUGUSTO DE SOUSA ALMEIDA        RA: 7011511674

CRISE 1929

A Grande Depressão

Trabalho para a disciplina de Gestão do Conhecimento, como parte da avaliação do 1° bimestre do 1° semestre de 2013, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sumaré.

Orientador: Prof. Jefferson Rodrigues Francisco.

SUMARÉ

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A CRISE DE 1929 - A Grande Depressão        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O sistema financeiro e a sua interação entre as variáveis macroeconômicas e microeconômicas reais podem ocasionar fortes implicações para o lado real da economia, resultando em períodos de recessão e depressão da atividade econômica e, por conseguinte, no aumento das taxas de desemprego. Essas características foram, por sua vez, as da crise financeira mundial de 1929.

O presente estudo tem o objetivo tratar deste fato que ocorreu após a 1ª Guerra Mundial, e que ficou conhecido como a Grande Depressão ou Crise de 1929.

No dia 29 de outubro de 1929, a Terça - Feira Negra, a Bolsa de Nova York, centro do capitalismo, quebrou, os Estados Unidos da América não estavam preparados para o restabelecimento da economia Europeia, com isto a oferta passa a ser maior que a demanda, ou seja, tinham mais produtos do que compradores, gerando assim, uma queda nos preços, na produção e muito desemprego. Consequentemente houve uma quebra da bolsa de valores, o que ocasionou em um período de decadência econômica nos países envolvidos e um desespero populacional.

2 A CRISE DE 1929 - A Grande Depressão

No ano 1918 após a Primeira Guerra Mundial, os EUA se denominavam o país mais financeiramente bem sucedido do mundo, com suas fábricas de automóveis, sendo os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas de petróleo, etc.

Nos 10 anos seguintes o país continuava crescendo causando uma euforia entre os empresários, e o modo de vida Americano causava inveja em todo o resto do mundo.

Afirma-se que o início dos anos 20 foi caracterizado por uma grande prosperidade econômica, já o seu fim teve como marco um grande colapso que atingiu a situação financeira do país, tendo como epicentro a crise de 1929, também chamada como a Grande Depressão, fato ocorrido devido a uma grande queda da economia que se iniciou no ano de 1929 e que se alastrou durante toda a década de 1930, sendo considerado o mais terrível tempo de recessão econômica.

Neste período houve um alto índice de desempregos, desvalorização de produtos, diminuição do processo de produção não só nos EUA, pois tais efeitos ultrapassaram o país afetando o resto do mundo, inclusive o Brasil, que não conseguiu vender o café que tinha para outros países. Interessante citar que o dia 25 de outubro daquele ano, ficou popularmente conhecido como o dia inicial da Grande Depressão, mas de certa maneira o fato já se alastrava desde o início de meses anteriores. Este dia foi marcado pelo fato da bolsa de valores de Nova Iorque ter tido uma queda drástica, e devido a este episódio, várias fábricas tiveram que ser fechadas, vários acionista perderam seu dinheiro, houve a deflação de venda dos produtos e o consequente aumento do índice de desemprego no país.

No ano 1933, onde a crise teve seu momento mais forte, o presidente americano Franklin Delano Roosevelt consentiu uma série de medidas conhecidas como New Deal (Nova Era), estas medidas ajudaram a minimizar os efeitos da depressão juntamente com ajuda social.

A Grande Depressão e seus desdobramentos ajudaram a política econômica não só dos Estados Unidos, mas também daqueles países que foram afetados.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os países europeus deparavam-se drasticamente com sua economia enfraquecida, devido a um forte corte no consumo que atingiu a economia mundial.

Os Estados Unidos por sua vez, desfrutava da situação cômoda com o aumento das exportações de alimentos e produtos industrializados para os países agregados no regime pós-guerra. Essa prosperidade econômica foi chamada de american way of life (modo de vida americano), o que gerou muitos empregos, a queda dos preços e o aumento da vontade de consumir devido à facilidade de créditos e parcelamento. Neste interim a Europa se restabeleceu dos prejuízos da guerra, e os países europeus passaram a comprar cada vez menos dos Estados Unidos, se tornando seu concorrente nos mercados internacionais.

Devido a este fato, indústrias americanas não tinha mais para quem vender, assim passaram a ter mais mercadorias do que compradores, por essa razão os produtores tiveram que diminui o preço dos produtos para o consumo no próprio país, nisto a produção teve uma queda, que resultou no aumento do desemprego e consequentemente as ações na bolsa de valores em Nova York despencaram, para alguns especialistas esta crise foi uma crise de superprodução.

Por vários e vários séculos aos especialistas tentaram descobrir qual foi o grande motivo desta crise, criando até algumas teorias, uma destas foi a de Winston Churchil, do Reino Unido, que passou a utilizar mais uma vez o padrão ouro em 1925, motivo que causou a espessa deflação do império Britânico à aceitação do ato da tarifa Smoot-Hawley, a qual criava várias barreiras para proteger o mercado americano da concorrência estrangeira, como o aumento dos impostos em cerca de 20 mil produtos no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (334.7 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com