Gestão financeira e orçamento e sua importância para as organizações
Projeto de pesquisa: Gestão financeira e orçamento e sua importância para as organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elanemarques • 27/10/2014 • Projeto de pesquisa • 6.023 Palavras (25 Páginas) • 231 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS falaremos sobre o que é Administração Financeira e Orçamentária e sobre a sua importância para as organizações.
E, ao nosso entender, podemos definir a Administração Financeira e Orçamentária como sendo a arte e ou a ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados.
Analisaremos os três diferentes tipos de sociedades, detalhando as características de cada uma, bem como, as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas.
Abordaremos ainda sobre o valor do dinheiro no tempo e também o assunto risco e retorno, apresentando a relação entre risco e retorno e mesuraremos o risco e o retorno. Apresentaremos também a funcionalidade do CAPM – Modelo de Precificação de Ativos Financeiros e como uma empresa pode ter vantagem com o mercado e.
Falaremos sobre métodos de avaliação, métodos de orçamento de capital: sem risco, sua definição e ação como um título representativo. Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.
DESENVOLVIMENTO
A elaboração do presente relatório consiste em analisar os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação, sobre os temas tratados em aula, com foco na análise de investimentos, potencializando o conhecimento em elaborar o controle administrativo financeiro de uma organização.
O objetivo da realização do relatório é demonstrar com os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação.
Para facilitar nossos estudos, realizamos nosso relatório por etapas e em cada uma delas aconteceu uma aprendizagem diferenciada.
Na primeira etapa do relatório verificamos os principais conceitos da administração financeira e orçamentária e aprendemos como escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre auferindo os melhores resultados.
Na segunda etapa aprendemos a relação entre o risco e o retorno: quanto maior o risco que o investidor aceita correr, maior é a expectativa do retorno sobre o investimento efetuado.
Durante a realização da terceira etapa aprendemos sobre o valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou um título, e como este é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa
Na última etapa aprendemos a executar uma análise de orçamento de capital por meio da comparação orçamentária entre projetos, e, a partir daanálise, selecionar o projeto com o máximo de retorno possível e com o menor risco de prejuízo.
ETAPA 01
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Se pudéssemos destacar um fator principal para identificar uma boa Administração Financeira, qual seria o mais importante a destacarmos?
Essa é uma pergunta muito comum entre os administradores, mas como respondê-la?
A administração financeira não possui uma fórmula exata, mas sim um conjunto de fatores e atitudes que diferenciará uma boa administração de uma má administração.
ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
É um fator indispensável, a falta de realização dessa tarefa é a principal causa dos fracassos no mundo corporativo.
Consiste na elaboração de um fluxo de caixa para controle e previsão de receitas e gastos (Entrada e Saída de Capital).
Estabelecer Controles
Consiste na previsão de caixa que será elaborada pelo administrador financeiro, contendo: previsões,condições, e prazos de recebimento das vendas (informação obtida com o departamento de vendas); gastos com produção (informação obtida a partir do pessoal de produção e contabilidade de custos); e retenção de gastos e despesas excessivas (uma vez estabelecida deve ser cumprida por todos os departamentos da organização).
O controle de dados é realizado a partir das informações de Movimentação Financeira, Controle de Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos e Controle de Estoques.
REGIME DE CAIXA E DE COMPETÊNCIA
Após estabelecer os controle e montar o fluxo de caixa é preciso disseminar o que Regime de Caixa (Receita: ocorre no momento do recebimento. Despesa: ocorre no momento do pagamento) do que é Regime de Competência (Receita: quando ocorre o faturamento. Despesa: no ato do consumo). Rotineiramente as análises são feitas com base no Regime de Competência, pois permite uma visão ampla da situação financeira da organização.
CUSTO DO CAPITAL
São os custos dos recursos financeiros, podendo ser próprios ou de terceiros, utilizados no ciclo operacional da organização. A maneira mais correta de estabelecer esses valores é realizando uma rigorosa análise de viabilidade, verificando as possibilidades para o financiamento do ciclo operacional.
CAPITAL DE GIRO
Sendo a capacidade que a organização possui de disponibilidade decapital (contas do Balanço Patrimonial com maior liquidez). É composta pelo Caixa, Duplicatas a Receber, Estoques e Títulos Negociáveis.
Os administradores devem aproveitar os ativos de melhor retorno para que lhes rendam os retornos mais rápidos e de menores riscos.
Para gerar um maior valor total para a empresa é importante levar em consideração a maneira com que a empresa produz fundos internos e externos, já que a capacidade da empresa de saldar divida pode ser afetada por níveis altos de endividamento que, por sua vez, podem aumentar o risco da organização.
Deve-se balancear o risco e o retorno ao tentar atingir uma meta. A maximização deve ser levada em consideração. Deve-se, também, usar todas as ferramentas e informações disponíveis para alcançar os objetivos e realizar as estratégias da empresa de forma eficaz. A globalização pode significar diversificação e riscos menores. Os administradores
...