Gestão geral da qualidade ou "Qualidade total da gestão"
Artigo: Gestão geral da qualidade ou "Qualidade total da gestão". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: closap • 24/10/2014 • Artigo • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
Etapa 02
Qualidade total: A gestão da qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juram.
Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria continua, envolvendo todas as áreas das organizações.
É referida como eficiente, uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. No período de implantação, avaliou-se o custo da qualidade, instituindo metas agressivas, como zero defeito e os conceitos de confiabilidade. Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes; Aumenta a produtividade; Reduz os custos internos; Melhora a imagem e os processos de modo contínuo; Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.
A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.
Uma organização que se propõe a implimentação de uma política de gestão voltada para ama qualidade total, tendo consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.
O objetivo último das organizações humanas é assegurar a sobrevivência da espécie. Por analogia, a finalidade última de qualquer organização, nomeadamente de uma do tipo empresarial é sobreviver. A condição para que uma empresa possa executar os objetivos pretendidos pelos seus proprietários, administradores ou acionistas é que ela exista que esteja viva. Caso esta condição não se verifique, nenhum dos objetivos pode ser perseguido, muito menos alcançado.
A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas.
A Gestão da Qualidade Total ou conhecida também como “Total Quality Managemen”. Trata- se de uma abordagem de projetos de trabalho, que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração de empresa, a utilização de equipes dirigida, promove rapidez, flexibilidade e a capacidade de decisão da organização.
Traz como benefício à organização a melhoria de resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles, e pela maior motivação gerada pelo sentimento de ter autonomia e transparência.
A Empresa Promilat vê a necessidade da terceirização como um dos processos operacionais, tendo como a empreza terceizada de limpeza e a de cobranças.
Para um crescimento e desenvolvimento de suas áreas táticas, estratégicas e operacionais, desejando também o suporte à atividade do negócio da empresa, buscando eficiência, redução de custos, geração de valor, valorização do tempo e procurando sempre melhorar qualidade do serviço.
Mediante estas necessidades, a terceirização tem por objetivo trazer para as organizações, a redução de custos, aumento de eficiência e o controle das atividades.
Nem sempre essas terceirizações são feita de forma apropriada, uma vez que muita empresa vem contratando prestadores de serviços incapazes de oferecer serviços com qualidade inferior.
A empresa terceirizada também traz desvantagem para os colaboradores, poucos benefícios e um salario que deixa a desejar.
O sucesso está na visão estratégica que os administradores deverão ter quanto a sua aplicação nas organizações, de modo que ela estabilize a metodologia e prática.
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica, a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.
O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistema: Significa aprender com base em uma forma sistêmica de pensamento, isto é, com quem faz melhor.
Para aplicar o Benchmarking, é necessário ter preparo, e analisar as informações coletadas,
...