GESTÃO DE QUALIDADE DE TOTAL (OUC)
Seminário: GESTÃO DE QUALIDADE DE TOTAL (OUC). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hudirema • 30/11/2013 • Seminário • 759 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
ATPS –GESTÃO DE QUALIDADE
2°ETAPA-GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL(TQM)
A importância da ferramenta de qualidade e do método PDCA.
A importância das ferramentas de qualidade é que elas têm a finalidade de nos auxiliar, ajudar a estabelecer melhorias de qualidade no ambiente de trabalho, possibilitando resolver problemas existentes dentro da empresa.
Ferramentas da qualidade são recursos a serem aplicados como suporte em metodologias para solução de problemas e tomadas de decisão, tornando possível o melhor aproveitamento dos recursos e permitindo o levantamento e a implementação de ações para o controle e a melhoria de processos. A utilização de ferramentas da qualidade não é formula mágica para a solução de todos os problemas, porém é uma maneira racional, lógica e organizada de determinar onde existem problemas, sua extensão e a forma de solucioná-los. Estas ferramentas podem ajudar na obtenção de sistemas que assegurem uma melhoria contínua da qualidade.
Utilizando as ferramentas da qualidade, podemos coletar, organizar e analisar dados e informações sobre os processos e utilizar os resultados da análise para identificar e eliminar as causas fundamentais dos problemas, resolvendo-os de forma completa e definitiva. Com as ferramentas da qualidade é possível identificar por onde começar uma melhoria.
CICLO PDCA
É uma das formas que a empresa tem para começar a gestão de qualidade é se preocupar com seus processos, e para isso pode se utilidade de uma ferramenta chamada de CLICO PDCA, essa ferramenta é de grande utilidade na busca da melhoria continua.
O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos. O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc...).
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
Os passos são os seguintes:
Plan (planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atingimentos dos resultados.
Do (execução) : realizar, executar as atividades.
Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.
Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar
...