Gestão por Competencia
Por: AluanaMeira • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 896 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
Introdução
Esta atividade tem por objetivo estudar a Gestão por
Competências, que faz parte das organizações, principalmente nas de grande porte oferecendo-lhes vantagens com sua implantação, mas também dificuldade com a adaptação em caso de empresas familiares. Neste contexto, será possível entrar um pouco mais no detalhe dessa Gestão considerada moderna e entender o porquê é tão necessária nas empresas.
Modelos possíveis de implantação e sua validade
A gestão por competência é uma metodologia que orienta as
organizações nas ações de desenvolvimento profissional e organizacional para a direção correta.
Com a globalização, as empresas estão cientes de que seu
sucesso provém de habilidades, valores, talentos e experiências de seus membros, que com o passar do tempo estão contribuindo cada vez mais com a gestão estratégica e com o desenvolvimento de competências de todos os profissionais, pois como diz a citação “Em um ambiente dinâmico e turbulento, onde negócios mudam da noite para o dia e inovações tecnológicas se proliferam na forma de novos produtos e processos, a busca pela competitividade impõe às empresas a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos para fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado”( Brandão & Guimarães, 1999).
Essa metodologia tem como ponto de partida a construção
de um ou mais modelos de competência, pois a empresa pode optar por implantar um projeto individual em uma área especifica ou abranger todas as áreas de uma vez só, se essa opção for a escolhida, deverá planejar e desenhar vários modelos, respeitando as diferenças de atuação das áreas.
Há também os modelos mistos, que misturam competências
consideradas estratégicas ou comuns (que todos devem demonstrar pro atividade, bom comportamento, ética, etc.) com competências gerenciais para líderes (atitudes, tomada de decisões, liderança de equipe, etc.) e com competências especificas para grupos de profissionais de uma área especifica (Projetos, Marketing, P&D).
Vantagens, dificuldades e papel dessa nova proposta de Gestão de Pessoas
Como em tudo há vantagens e desvantagens, na gestão por
competências, não é diferente. Ela pode oferecer sucesso a organização e favorecer uma diferenciação no mercado competitivo através de algumas vantagens, como:
Melhora no desempenho dos colaboradores, definindo perfis profissionais que favorecem a elevação da produtividade;
Focaliza os esforços de desenvolvimento das equipes,
as necessidades da organização e o perfil de seus funcionários;
Prioriza investimentos em capacitação e treinamentos,
favorecendo a obtenção de um retorno através de uma produtividade melhor;
Gerencia o desempenho por meio de critérios mais fáceis
de serem observados e mensurados, mantendo a clareza das informações
Conscientiza os funcionários para que assumam
a responsabilidade por seu autodesenvolvimento, enriquecendo e potencializando-os para o cumprimento de metas com compromisso e motivação;
No entanto, nessa visão estratégica da organização em criar
um ambiente de conscientização dos colaboradores com liberdade assistida à inovação, compartilhando responsabilidades, agrega-se um diferencial e vislumbra um futuro sólido e promissor num mercado altamente competitivo, tendo como grandes dificuldades para a implantação da gestão por competências a falta de apoio de alguns líderes, resistência dos colaboradores mantendo-se com medo ao entender como uma ameaça, a sensibilização dos funcionários, definição de metas e do escopo, mapeamento de processos e estruturas e das competências necessárias.
Realidade das organizações brasileiras modernas
Essa gestão ainda se manifesta de forma tímida nas empresas
brasileiras, sendo no momento, mais adotada por organizações de grande porte, de forma especial, aquelas que possuem capital aberto, no qual a cobrança dos acionistas por resultados, forçam à adoção
...