Globalização A Reflexão Trazida por McKinsey
Por: Lpzl • 4/10/2022 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
A reflexão trazida por McKinsey transborda uma série de questões que, infelizmente, as fazemos apenas em momentos de crises ou em períodos de fortes contenções. Obviamente, a pandemia trouxe a tona questões nunca antes enfrentadas e que estavam no hall de eventos cuja probabilidade de ocorrência era muito baixa, contudo de impactos destrutivos ao longo de toda cadeia.
Acredito a matéria ter conseguido sintetizar aspectos importante na recuperação da cadeia de suprimentos e como deveremos olhar para o futuro com olhar mais abrangente e criativo e solidário para que a rede global de produção e abastecimento siga seu reaquecimento.
Refletindo sobre o texto junto a realidade de meu trabalho, que é a logística primária da uma indústria de alimentos, percebo que riscos na cadeia de suprimentos na esfera de atrasos, rupturas e distorções se evidenciaram de forma concreta e avassaladora e a indústria como toda pereceu sobre seus efeitos, buscando, agora, recuperação junto a variação de demandas do mercado externo e interno.
Por a cadeia ter sido afetada por uma pandemia, o capital humano foi avassaladoramente afetado, tendo nossas fabricadas sido afetadas por falta de materiais como embalagens, insumos e outro tipos de ferramentas essenciais a produção que muitas vezes não são lembradas, como paletes por exemplo (enfrentou-se uma enorme dificuldade no recebimento de paletes para a paletização da produção).
Portos ao redor do Mundo fecharam ou operaram em estado de quarentena, e, a falta de container que já se evidenciava devido a crescente demanda mundial x a não grande disponibilidade dos mesmo, se fortificou, gerou paradas de fábricas devido a forte pressão que o estoque produzia. Embarques atrasaram, aumentou-se o uso do modal rodoviário para entregas de cargas na Amárica do Sul.
Distorções na previsão do consumo do mercado interno aconteceram. Devido a crise, o poder aquisitivo da população caiu, o consumo de proteína animal seguiu o mesmo fluxo. O mercado externo seguiu mantendo sua demanda de consumo, contudo, aumentou-se muito o custo de MP para a produção de rações, custo de produção e de transporte.
Destaco um tópico no texto que foi imprescindível no momento da crise: otimizar a capacidade de produção e de distribuição. Otimizar foi a palavra de ordem. Com capital humano reduzido, custos elevados e dificuldade para escoamento da produção, a otimização de todos os pontos da cadeia de abastecimento se mostrou fundamental para qualquer empresa que quisesse se manter forte e resiliente em seu segmento no período de crise.
...