HIGIENE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Por: deny • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.671 Palavras (15 Páginas) • 567 Visualizações
HIGIENE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
1. RESUMO --------------------------------------------------------------------------- 04
2. INTRODUÇÃO.....................................................................................05
3. DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------07
4. CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------16
5. REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------17
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo discorrer sobre a temática higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, na qual higiene esta ligado ao ambiente de trabalho, e suas condições tem que assegurar a saúde dos colaboradores tanto física quanto mental. Pôde-se observar que a abordagem da qualidade de vida nas organizações mostra-se emergente e de grande importância na atualidade coorporativa. Conclui-se que abordar qualidade de vida nas empresas é mais que um benefício para o trabalhador/colaborador, é uma necessidade de vital importância para que o maior patrimônio da instituição, o trabalhador, tenha condições para desempenhar com eficácia, suas tarefas, de modo que todos saiam ganhando, empregador e colaborador.
Portanto, a promoção de ações e/ou programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem se tornando a maneira pela qual é possível se desenvolver e manter a motivação e o comprometimento dos trabalhadores, resultando em inúmeros benefícios.
Palavras-chave: Higiene; Segurança; Qualidade de Vida no Trabalho.
INTRODUÇÃO
A grande competitividade entre as empresas, a própria globalização, faz com que elas busquem formas para se tornarem mais competitivas. Os investimentos em tecnologia, marketing e qualificação profissional são cada vez mais importantes, sendo que as máquinas, equipamentos e tecnologia têm grande importância no sucesso das empresas. O mundo corporativo já está consciente da importância da qualidade de vida e da necessidade de criar melhores condições para o bem-estar dos colaboradores.
O ser humano tem buscado várias maneiras para se obter uma vida mais satisfatória. Entretanto, a busca pela qualidade de vida vem se tornando um grande anseio para o ser humano, que deseja tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social.
A iniciativa de promover projetos visando à satisfação pessoal dos colaboradores cresce cada vez mais no mercado de trabalho, de microempresas a grandes corporações multinacionais.
Futuramente, o diferencial de uma empresa para outra será a qualidade de vida de seus colaboradores, bem como o clima que predomina no local de trabalho, ressaltando a produtividade e a qualidade, resultantes do bem-estar organizacional.
A segurança e a higiene no local de trabalho é outro fator importante, visto que estando em um ambiente seguro e bem cuidado diminuem-se os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Nesse sentido observa-se que é atribuição da empresa, através de seus gestores, a tarefa de cuidar da integridade física e mental de seus funcionários, respeitando seus limites e cuidando para que estes tenham uma boa saúde.
Portanto a promoção de qualidade de vida nas empresas vem se tornando a maneira essencial para manter-se a motivação e o comprometimento.
Muitas empresas, intituladas como “as melhores em gestão de pessoas” têm se destacado em aumento da produtividade, baseando-se na QVT, ao inseri-la em seu planejamento e gerenciamento dos recursos humanos.
É visto que a inclusão da QVT dentro das empresas gera inúmeros benefícios, ainda mensuráveis em sua totalidade e os dados estatísticos são aleatórios. Entretanto, sabe-se que a redução de custos com a saúde dos trabalhadores é considerável, apresentando diminuição dos níveis de estresse, menor incidência e prevalência de doenças ocupacionais, e isso ainda, associado ao ganho secundário no aumento de produtividade (ANGELUCI et al., 2005). Trata-se de um setor inexplorado e imprescindível que está sendo recentemente inserido no trabalho diante das pressões de um conceito antigo, mas antes sem relevância, o respeito por todos e a valorização da vida de cada um e dos bens coletivos.
No Brasil, algumas empresas de grande e médio porte vêm adaptando modelos de programas de qualidade de vida de empresas nos Estados Unidos com o objetivo de reduzir custos com assistência médica, absenteísmo, acidentes, melhorar a segurança e o bem estar dos trabalhadores, através de uma visão holística (SILVA; LIMA, 2007).
O objetivo deste artigo será estudar como a qualidade de vida pode contribuir para assegurar a higiene e segurança no ambiente de trabalho a fim de solucionar, prevenir ou minimizar os riscos de acidentes de trabalho ou das doenças ocupacionais.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde buscamos descrever de forma clara e objetiva, sempre tendo por base, pesquisas já realizadas sobre a temática, o conteúdo das três variáveis inicialmente delimitadas, quais sejam: Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.
A partir deste aprofundamento foi possível elaborar um texto descritivo e qualitativo, com os principais resultados alcançados.
Dessa forma, deve-se haver um diagnóstico dos problemas e limitações das atividades ocupacionais, assim como dos recursos físicos e humanos, para diante disso ser possível o planejamento e execução das ações a serem implementadas.
DESENVOLVIMENTO
HIGIENE DO TRABALHO
A higiene do trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, referindo-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho e está
...