Histórico de recrutamento e seleção
Artigo: Histórico de recrutamento e seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janecorreia • 21/9/2014 • Artigo • 862 Palavras (4 Páginas) • 398 Visualizações
Introdução
A história do recrutamento e seleção vem de muitos anos atrás, cada vez inovando, mais sem perder a originalidade do modelo tradicional.
.
Todo esse avanço vem com as grandes tecnologias que está ampliando cada dia mais com métodos e formulas de atrair candidatos para a seleção.
Recrutamento procura candidato para ocupar as vagas existentes, enquanto a seleção identifica os candidatos, mas qualificado entre aqueles recrutados.
Realizar um recrutamento e seleção em que vise o interesse da empresa direcionado ao candidato é uma pratica de muita importância para o sucesso e crescimento da empresa.
O recrutamento é dividido em partes, que são duas fontes, a interna e a externa.
Por meio da interna os candidatos são recrutados na própria empresa e mediante a externa os candidatos são recrutados no mercado de trabalho.
O processo de um recrutamento e seleção vai desde que em anunciado, recebimento de currículos, classificação dos currículos, seleção de perfis do candidato de acordo com a vaga pretendida, contato com os candidatos e finalmente o agendamento pela entrevista para o tão esperado processo seletivo.
O que antigamente é lento e burocrático e muito custoso, hoje com os meios de comunicação que temos, facilitando nossa vida, temos acessos a enviar currículos por email, agências de emprego via internet onde se torna mais fácil e rápido o processo.
Todos esses meios sociais acabam sendo muito competitivo, pois as transformações e inovações acabaram por levar o surgimento dos recursos humanos virtuais, traz resultados satisfatórios, rápido e preciso.
Após a divulgação da vaga, seleções dos currículos têm que realizar avaliações complexas como psicológicos e testes psicodinâmicos, encontrar talentos e diferenciar os melhores, pois através destes que os candidatos irão fazer parte do grupo de colaboradores da empresa.
Recrutamento e Seleção.
O recrutamento deve proporcionar resultados tanto para a organização como para o candidato.
O recrutamento não é uma atividade que possa ser isolada da estratégia da empresa.
Como os negócios mudam, surgem novas funções a cada dia e é imprescindível contar com pessoas flexíveis, capazes de adaptar - se a essas mudanças constantes.
Quando a empresa busca profissionais qualificados para participar de um processo seletivo é incrível a proporção de candidatos que se apresentam e os que são selecionados.
Os recrutadores provocam fortes pressões nos candidatos que podem ser positivas ou negativas.
Numa organização conseguimos identificar que constam dois tipos de recrutamento.
O recrutamento interno e o recrutamento externo.
O recrutamento interno traz para a organização uma série de vantagens.
A primeira é a mais importante que é o reconhecimento que a organização faz aos funcionários que estão buscando aprimorar seus conhecimentos, aumentando sua capacitação, fazendo com que os funcionários recrutados internamente venham a desempenhar bem suas tarefas atuais e os motivando a buscar novos rumos. outra vantagem é o tempo do processo seletivo, mais econômico, menos gastos com treinamento e integrações.
Recrutamento externo é o processo de recrutamento realizado fora da organização, onde se procura suprir a vaga existente com profissionais disponíveis no mercado de trabalho.
Fontes de recrutamentos a serem utilizados são:
Anúncios em jornais;
Anúncios em faculdades e universidades;
Anúncios em site;
Indicações;
Intercâmbio com outras empresas;
Banco de dados próprio;
Agências.
A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização.
O objetivo da seleção pessoal e escolher o melhor candidato para o cargo, onde a organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível.
Considerando as atuais condições do mercado com os perfis dos candidatos,
...