Horário Flexivel
Por: 05122014 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
VÂNIA BALTAZAR DA SILVA ALMEIDA
RECURSOS HUMANOS
TURMA: A
SALA: 01
TRABALHADOR GANHA COM HORÁRO FLEXÍVEL
Rio Branco
2013
VÂNIA BALTAZAR DA SILVA ALMEIDA
HORÁRIO FLEXÍVEL
Trabalho produção textual, realizado para a obtenção parcial da nota do primeiro semestre, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. .
Professores: Jeonice, Ulysses, Elisete, Henry e Márcia.
Rio Branco
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................... 3
1HORÁRIO FLEXÍVEL....................................................................... 4
1.1 VANTAGENS DO HORÁRIO FLEXÍVEL..................................... 5
1.2 DESVANTAGENS DO HORÁRIO FLEXÍVEL.............................. 5
2 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES................................................................................5
3 A COMUNICAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES................................................................................6
CONCLUSÃO......................................................................................7
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordada a flexibilidade no horário de trabalho, as vantagens e desvantagens, e as ferramentas indispensáveis dentro das organizações: tecnologia e comunicação.
1 HORÁRIO FLEXÍVEL
Muitas empresas estão mudando para horário de trabalhos flexíveis por causa das vantagens que vem com eles, principalmente porque algumas empresas precisam dessa flexibilidade para fechar negócios com o exterior, atendendo os diferentes fusos horários, dando aos colaboradores a liberdade para gerenciar suas horas de trabalho de maneira que preferirem.
Digamos por exemplo, você segue uma regra de trabalho oito horas por dia no local de trabalho, e você quer uma licença de um dia, você poderá compensar os perdidos as oitos horas de trabalho no escritório durante doze horas seguidas por dois dias.
“Uma das pioneiras a oferecer horários flexíveis no Brasil é a multinacional de tecnologia IBM. No começo dos anos 2000, a empresa foi uma das primeiras a permitir que alguns funcionários (especialmente os vendedores e consultores) trabalhassem fora da sede. Com o tempo a companhia adotou outros programas, que vão desde o sistema de home Office, no qual o empregado trabalha 80% de seu tempo em casa. Para completar a IBM oferece o suporte necessário para o funcionário ficar em casa, reembolsando os gastos com assinatura de banda larga e de linha telefônica”.
Pedro Marques. IG São Paulo, 2011.
As organizações hoje em dia estão dando um valor maior ao intelecto das pessoas, ou seja, são as pessoas que aprendem, desenvolvem e aplicam o conhecimento dentro das organizações, se um colaborador se sente motivado e valorizado no seu ambiente de trabalho (no escritório ou em casa), a qualidade de sua produtividade será melhor.
1.1 VANTAGENS DO HORÁRIO FLEXÍVEL
- Um colaborador satisfeito, feliz e motivado;
- Flexibilidade no horário de trabalho funciona bem para a imagem do empregador como eles se importam em dar liberdade aos seus funcionários;
- O colaborador pode trabalhar no horário em que achar melhor, muitas pessoas produzem mais a noite, outras pela manhã;
- Fortalecer o ambiente de responsabilidade e comprometimento;
- Evitar o controle e possibilitar a diminuição de atrasos ou saídas antecipadas.
1.2 DESVANTAGENS DO HORÁRIO FLEXÍVEL
- Alguns colaboradores não dão cem por cento de si em sua tarefas;
- Para ter folga em um dia, o colaborador vai trabalhar duro por muitas horas nos dias anteriores;
- Muitos funcionários não conseguem conciliar seus horários por estar dentro de casa, e acaba dando resultados baixos;
- Encontrar um equilíbrio entre trabalho e tempo pra família;
- Perda de qualidade de comunicação entre os empregados.
2. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Conceito Sociedade da Informação: “Baseadas em tecnologia de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meio de eletrônicos, como radio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação”.
( BRASIL,2000,p.1)
A tecnologia da informação é uma ferramenta indispensável dentro das organizações, é responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação, facilitando serviços permitindo uma estreita relação entre empresa e fornecedores. Dessa forma, os colaboradores podem executar seu trabalho fora dos escritórios usando a tecnologia como computadores, telefones, aumentando sua produtividade.
...