IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CADEIA DE FORNECEDORES DE SCM PARA EMPRESAS BRASILEIRAS
Trabalho acadêmico: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CADEIA DE FORNECEDORES DE SCM PARA EMPRESAS BRASILEIRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klismam • 3/11/2014 • Trabalho acadêmico • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 396 Visualizações
POLO PRESENCIAL DE GOIÂNIA CENTRO
Curso: Superior Tecnologico em Logística
Disciplina: Projeto Interdiciplinar Aplicado a Tecnologia em Logística IV
CARLOS HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS – RA 1299828513
CARLOS MENDES – RA 8307766880
JHONNATHA ANDERSON ARRUDA LIMA – RA 1299864725
FERNANDO DE ASSIS AZEVEDO – RA 8113722530
RICKY BROWN PINAS DE ALENCAR - RA 7931639738
A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS
GOIÂNIA - GO, 2014
CARLOS HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS – RA 1299828513
CARLOS MENDES – RA 8307766880
JHONNATHA ANDERSON ARRUDA LIMA – RA 1299864725
FERNANDO DE ASSIS AZEVEDO – RA 8113722530
RICKY BROWN PINAS DE ALENCAR - RA 7931639738
A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS
Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Logística IV, sobre a Importância do SCM – Supply Chain Management para as Empresas Brasileiras, sob a orientação do professor tutor Marcel Valverde.
GOIÂNIA – GO, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPITULO I: A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS 4
1.1 O que é? 4
1.2 Pra quê serve? 5
1.3 Como criar e garantir um sistema logístico eficiente e eficaz? 5
1.4 Qual é a importância do sistema de logística? 6
1.5 Quais são os setores que influenciam o Lead time? 7
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O termo em inglês SCM - Supply Chain Management(gerenciamento da cadeia de produção) surge no processo logístico das empresas nacionais caracterizado por um novo conceito de gestão de toda a cadeia produtiva. Com o advento da qualidade total e produção enxuta, algumas técnicas e procedimentos como o JIT, Kabam e engenharia simultânea foram amplamente adotadas por várias empresas, contribuindo para um significativo avanço da qualidade e produtividade.
O uso do SCM em empresas nacionais é recente, porém seus resultados têm alcançado índices cada vez maiores, um exemplo prático dessa evolução é o resultado demonstrado na redução significativa dos custos logísticos, tempos do fluxo de produtos no canal de suprimentos, maximização dos lucros, ampliação e penetração em novos mercados.
Na definição do CouncilofLogistics Management (CLM, 1998), logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Este conceito substitui outras definições anteriores, em função da progressiva evolução dessa ciência e a inclusão da noção de cadeia de suprimento, da qual a logística passa a ser um componente. Um dos conceitos mais primitivo de logística é definido como: o processo de entregar o produto certo, no lugar certo, com um nível de serviço esperado, ao menor custo possível.
CAPITULO I: A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS
1.1_O que é?
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final. A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em consequência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos. No primeiro plano estaria à redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda, etc.
1.2_Para que serve?
Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas sim entre cadeias de suprimentos ou fornecedores. A gestão de logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valo agregado e diferenciais em relação a concorrência. Os resultados que esperam são: aumentar a eficiência, ampliar os lucros, melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento, melhorar o desempenho serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva, obter o produto certo no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo, manter o stock o menor possível.
SCM = gerencia suprimentos de uma empresa (planejar, implementar e controlar as operações de suprimentos da forma mais eficiente possível. As atividades de Supply Chain compreendem também toda a movimentação e estoque de matérias primas, produtos em processo que constam do inventário e produtos finais desde a sua origem até o ponto de venda.)
1.3_Como criar e garantir um sistema logístico eficiente e eficaz?
Na criação de um sistema
...