INDICADORES DE DESEMPENHO
Por: Alida Janine • 28/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 166 Visualizações
Mais como a gente sabe se as metas estão sendo cumpridas? Ou como saber se o desempenho da sua equipe esta condizente com o seu esperado? Então... uma das formas senão a forma cabível de vc chegar a esses resultados é você estabelecer alguns indicadores.
Apesar de não nos darmos conta, nós usamos indicadores no nosso dia de forma muito frequente e as vezes nem nos damos conta que isso acontece no nosso dia dia.
Ex: se você dirigi ou se você esta acostumado a andar de carro, quando você entra num carro é o painel com um conjunto de indicadores de como o carro está fucionando de como ele está, qual a velocidade de que ele vai, em qual velocidade você está trafegando, o nível de gasolina, e quando você não dá a real importância a esses indicadores. O que acontece? Normalmente você tem um problema. Se você excede seu limite de velocidade você está sujeito a levar uma multa se você não observa o nível de gasolina você está sujeito a ficar no meio do caminho, e isso dá uma ideia da importância do uso de indicadores no nosso dia dia, e a importância deles pra fazer com que as coisas funcionem bem dentro daquilo que estamos esperando. Então umas das primeiras coisas que nós falamos de indicadores é tentar explicar conceitualmente como ele funciona e qual a diferença dele em relação a outra coisa que está associada ao indicador que é a uma métrica.
Então o que que é uma métrica? Uma métrica é uma unidade de medida que só ela e apartir somente dela você consegue chegar a um numero e esse numero te dizer alguma coisa. Por exemplo, o numero de vendas ocorrida dentro de uma empresa num dia é uma métrica, o valor de vendas de um determinado num dia também é uma métrica, porque você olha pra o numero e já consegui identificar o que ele é e o que ele funciona.
Já o indicador ele é composto por um conjunto e uma relação entre essas unidades de medidas ou entre essas métricas. Então quando você relaciona duas ou mais métricas ai sim, você passa a ter um indicador. Um EX: Quando você está olhando para um valor de venda média por exemplo, você está pegando o total de vendas e dividindo pelo numero de vendas que foi realizada naquele dia, assim você chega a um valor de venda média. Então a partir dai, você começa a ter noção do que é uma métrica e o que é um indicador.
Então, é muito comum que nas empresas elas usem muito poucos indicadores para avaliar e monitorar o seu desempenho e com frequência aquilo que você não consegue medir você também não consegue melhorar. Então essa é a importância de você ter um conjunto de indicadores relevantes e eficazes no seu negócio.
Alguns pontos importantes a respeito dos indicadores:
Sempre que você define um indicador é importante que você defina algum parâmetro de referencia para o seu indicador. E quando eu digo parâmetro de referência você deve olhar para aquele indicador e definir junto com ele qual que é um valor mínimo, uma meta, ou um valor máximo. E não necessariamente você precisa ter os três. Mais é importante que você tenha pelo menos dois desses parâmetros de referência.
Que pode ser o mínimo ou uma meta. No caso de uma venda média, por exemplo, você pode ter um valor mínimo de vendas médias durante o dia e você tem uma meta de vendas medias durante o dia. Quando você começa a estebelecer parâmetros de referencia pro seus indicadores você começa a saber o que fazer quando eles estão fora desses parâmetros;
Definir uma periodicidade de analise do seu indicador e essa periodicidade vai permitir saber quando você precisa olhar para aquilo. Tem indicadores que você vai precisar olhar pra ele diariamente, outros semanalmente outros mensalmente.
O mais importante é que você tendo estabelecido quais os parâmetros que você vai utilizar para avaliar esses indicadores você passa a ter um critério para avaliar eles sempre da mesma forma. E ver se o comportamento daquele indicador esta adequado ou não para aquilo que você esta trabalhando. O acompanhamento e importante pq você pode tomar decisões baseados nesses indicadores e assim nos leva a acoes... e assim melhorar o nosso desempenho.
Indicador de qualidade:
O problema de você ficar nessa visão de incadores qualitativos, ou simplesmente receber um feedback de bom ou ruim.
O lado ruim é que você não tem um fator de comparação, e o que eu quero dizer com isso? É que o bom de hoje pode não ser o de amanha. A pessoa pode acordar de mal humor e falar que aquelilo não ta tão bom. Nessa ideia é importante você montar uma escala de preferencia... de 0 a 5 onde 5 é bom e 0 é ruim( perguntar para ele o quão alinhado com a persona está aquele conteúdo de 0 a 5.) é uma forma pratica de tangibilizar algo que é subjetivo. Se aquilo ficou bom ou ruim (nível de satisfação do cliente).
...