INDÚSTRIAS PIRA
Por: EricaMafranunes • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.086 Palavras (9 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2ª PERIODO
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ECONOMIA E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
.
DESAFIO PROFISSIONAL
BUSCAR SOLUÇÕES PARA AS MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO NA INDÚSTRIA PIRA
TUTOR PRESENCIAL: MARIA GRASIELE A. LOURENÇO
NOVA IGUAÇU – RJ
OUTUBRO 2015
[pic 2]
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO – 2ª PERIODO
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ECONOMIA E TEOTIA DA ADMINISTRAÇÃO
Desafio profissional das disciplinas Economia e Teoria da administração são conhecimento do curso de Administração, apresentado como parte avaliativa da disciplina.
TUTOR PRESENCIAL: MARIA GRASIELE A. LOURENÇO
NOVA IGUAÇU – RJ[pic 3]
OUTUBRO 2015[pic 4][pic 5]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
- DESENVOLVIMENTO..........................................................................................05
- COMPETENCIAS, HABILIDADES E DEFICIENCIAS NO COMPORTAMENTO DE CADA FILHO.....................................................................................................06
- PROCESSO SUCESSÓRIO ....................................................................................08
- FUNÇÕES DE PAULO E IRAN..............................................................................09
- PLANO DE SUCESSÃO PARA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA......................10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 11
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................... 12
- INTRODUÇÃO
A região metropolitana de São Paulo, possui um papel relevante no mercado brasileiro, no ramo produção de bebidas. Uma das características dessa empresa é a gestão familiar, que implica na preocupação com a sucessão e profissionalização, pois apenas o sobrenome não é garantia de sucesso e ela precisa se manter competitiva no mercado.
O Brasil possui de 6 a 8 milhões de empresas, das quais 90% são empresas familiares, que têm um papel significativo no desenvolvimento do país. Das 300 maiores empresas do país, 256 são familiares, representando, portanto, mais de 50% do PIB e respondendo por 75% do total de empregos gerados no país (PwC Brasil, 2013).
Segundo dados do SEBRAE, de cada cem empresas familiares brasileiras, 30% chegam à segunda geração e apenas 5% na terceira (SEBRAE, 2013). Portanto, para essas empresas a maior preocupação é a sua sobrevivência a longo prazo.
Os números mostram que a sucessão entre gerações é problemática, e que as dificuldades ocorrem com maior frequência na transição da segunda para a terceira geração. A primeira geração é a do fundador do negócio. A segunda geração é a dos filhos do fundador e a terceira dos netos. Segundo estudos e pesquisas realizados, os problemas surgiram na segunda geração, porque esta não acompanhou o processo de crescimento da empresa e por ter encontrado tudo pronto não costuma dar o devido valor ao empreendimento.
A partir deste cenário, o objetivo deste trabalho é estudar o grau de profissionalização da gestão da empresa do setor de bebida na região metropolitana de São Paulo Indústria de Bebidas Pira, busca-se também identificar ações tomadas por essa empresa para o processo de sucessão, o qual o nível de participação dos herdeiros na gestão é identificar como questões familiares podem interferir na empresa e maneiras de trabalhar essa realidade.
Para elaboração da pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa e exploratória, com o fim de entender e interpretar comportamentos, atitudes e ações, aprofundando conhecimentos relacionados à sucessão familiar.
2.DESENVOLVIMENTO
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar como a empresa do setor de bebida da região metropolitana de São Paulo vem se preparando para o processo de sucessão familiar. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre profissionalização e sucessão familiar, buscando identificar como essa empresa está se preparando para o processo sucessório e como está sendo realizada a sua profissionalização. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário respondido pelos filhos do fundador da Indústria de Bebidas Pira, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso. Nordestino de nascimento chegou a São Paulo em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, onde começou a trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.
Em 1965, João Barroso conquistou um pequeno alambique de produção de cachaça e conhaque e teve dois filhos, Iran e Paulo. Assim a demanda da produção cresceu e logo foi substituída por equipamentos e sistemas mais sofisticados de armazenagem e envelhecimento, onde se consolidou no mercado regional.
A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia a mesma tem enfrentado uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e resolveu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e delegar as responsabilidades da gestão para os seus filhos Paulo e Iran.
3.COMPETENCIAS, HABILIDADES E DEFICIENCIAS NO COMPORTAMENTO DE CADA FILHO.
Iran e Paulo sempre se dedicaram a organização e apreciaram a competência intuitiva de seu pai, e este foi o maior dos motivos pelos qual optaram por não buscar uma qualificação profissional externa de como gerenciar a empresa familiar.
Perante esses fatos, A empresa WEFJ consultoria foi contratada para propor ações de mudanças na estrutura gerencial, para que não perca a referência e a qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
Iniciamos nossa avaliação, com tabela onde podemos identificar as Deficiências, Competências e Habilidades de Iran e Paulo. Veja a seguir:
...