Importância das funções administrativas
Pesquisas Acadêmicas: Importância das funções administrativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 15/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 977 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho de Ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Orientadores:
Prof. Manoel Costa
Profª. Vânia A.S. Machado
Profª. Mônica M. Silva
Profª. Regina L.S. Malassise
Prof. Sérgio g. Barboza
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS........................................4
3 VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS........................................................................4
3.1 TAXAS DE JUROS...............................................................................................4
3.2 TAXAS DE INFLAÇÃO.........................................................................................5
3.3 CRESCIMENTO ECONÔMICO............................................................................5
4 CONTROLE CONTÁBIL..........................................................................................5
5 PARA SE MANTER COMPETITIVO NO MERCADO..............................................6
6 CONCLUSÃO..........................................................................................................7
7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é falarmos um pouco sobre contexto empresarial, veremos que ele é envolvido por várias situações e que para o empreendedor alcançar o sucesso, ele tem que ter um bom plano de negócios.
A importância das funções administrativas, pois é através da administração que todo planejamento é posto em prática. O controle contábil com precisão depende do controle interno, que através desse controle o empreendedor segue tomando decisões. As estratégias para se manter competitivo no mercado.
2 - A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.
Para que uma empresa alcance o sucesso, que é o objetivo de todo empreendedor começando com ou sem recursos próprios, ambos precisam de uma boa administração.
Começar um negócio com recursos próprios é mais fácil do que com recursos de terceiros, mas com um bom plano de negócios o que de início não parece ser uma boa ideia que é começar devendo, pode dar certo. Plano de negócio pode ser definido como planejamento, dessa forma, com um plano bem elaborado o empreendedor tem uma visão do novo negócio.
Para a administração chegar aos seus objetivos é preciso que todos os setores da empresa trabalhem em conjunto, uma equipe que trabalha com determinação e responsabilidade é o caminho para o sucesso.
O processo administrativo segue quatro tipos de decisão: planejamento, organização, direção e controle. Mas além de planejar e organizar é preciso controlar, é através do controle que a administração verifica se tudo está conforme o planejado. Se não está tudo bem, procura identificar quais os pontos que precisam ser ajustados.
3 - VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS.
As variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresarias tanto de forma positiva, quanto negativa, as organizações precisam ficar atentas às mudanças, não basta à administração ter um planejamento voltado para o ambiente interno, é preciso acompanhar e entender o que está acontecendo no ambiente externo. Se o momento for crítico, providências tem que ser tomadas para tentar superar a fase, se o momento é favorável tem que aproveitar a oportunidade ao máximo. Veja algumas variáveis que influenciam as empresas. Taxas de juros, taxas de inflação e crescimento econômico.
3.1 TAXAS DE JUROS:
Se os juros caem, a população consome mais, se a taxa é elevada os empresários investem menos, diminui a produção e acaba gerando desemprego.
3.2 TAXAS DE INFLAÇÃO:
Significa aumento geral, com o mesmo dinheiro compra-se menos, uma vez que o salário não aumenta mensalmente, ai afeta a economia. Se a inflação for controlada, momento bom para a economia.
3.3 CRESCIMENTO ECONÔMICO:
É medido pelo PIB (produto interno bruto) é um momento positivo, que é o aumento da produção do país, o que automaticamente gera emprego e com mais pessoas empregadas logo se vende mais.
4 - A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL
O controle contábil depende do controle interno, muitos empresários acham que ao invés de benefícios, representam despesas e não se preocupam em fazer a escrituração de forma correta, muitos até acham que o fato de ser dono, não precisa prestar conta e dessa forma a contabilidade não terá informações corretas para elaboração dos demonstrativos contábeis. Mas para o empreendedor que pretende se manter no mercado ele precisa de um controle interno de qualidade, o controle contábil faz parte da organização da empresa, ter o controle de todas as entradas e saídas, o empreendedor tem informações precisas sobre seu patrimônio sempre que precisar, e através desse controle interno a contabilidade terá demonstrativos contábeis de qualidade.
5 - PARA SE MANTER COMPETITIVO NO MERCADO
Diante da crescente demanda de empresas no mercado, é necessário que se tenha um diferencial ao abrir um negócio, pois assim fará com que o cliente se sinta atraído e consequentemente mantê-lo, ou seja, fidelizado. Independente do ramo de atuação, o mercado está altamente competitivo, e a inovação fará com que as empresas consigam se manter no mercado. Todo e qualquer esforço que fizer para deixar o cliente satisfeito e feliz com o produto ou serviço adquirido, melhor será para o relacionamento comercial entre empresa e consumidor, e assim manter-se no mercado. Além de produtos de qualidade, atuar com responsabilidade com os clientes, também é de extrema importância enriquecer o ambiente interno, ou seja, o clima entre os colaboradores precisa ser agradável, é um fator diferenciado que faz com que o cliente volte sempre à loja.
Hoje em dia, as organizações de médio e longo porte, dão mais ênfase ao fator humano, ou seja, no que diz respeito às necessidades das pessoas, no qual se enquadra a Gestão Social Interna, onde segundo Melo Neto e Froes (2001) o foco é proporcionar o bem estar de seus funcionários, almejando como retorno a dedicação e entusiasmo por parte de seus colaboradores. Ainda segundo Melo Neto e Froes (2001) por outro lado, a Gestão Social Externa, apoia o desenvolvimento da comunidade através das ações comunitárias, investindo em doações de produtos, ofertas de emprego, patrocínio; visando um maior retorno social em relação a sua imagem diante da sociedade.
Melo Neto e Froes (2001) afirmam ainda que podem existir empresas mais eficazes em somente uma das gestões (interna ou externa) e que, se quiserem adquirir o título de empresa-cidadã, é necessário que atue em ambas as gestões de responsabilidade social.
6 - CONCLUSÃO
Sendo assim, entende-se que para qualquer empreendedor alcançar seus objetivos ele precisa dar importância a tudo que envolve o contexto empresarial. E que para se manter no mercado ele precisa fazer a diferença, e isso se faz com determinação, honestidade e responsabilidade.
...