TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência dos Economistas Liberais na Administração

Por:   •  23/10/2018  •  Ensaio  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Antes do Liberalismo, na Idade Média, a sociedade se dividia em três grupos :

-A nobreza, formada por proprietários de terra

-Os servos da gleba, a ela submetidos

-Os artesãos urbanos, que se organizavam em corporações.

As responsabilidade e públicas eram divididas entre os nobres e o clero (igreja). A partir do século XIII, com o desenvolvimento comercial e o capitalismo mercantilista ocorreu uma transformação das cidades europeias.

Os burgueses, protagonizando esse processo histórico, apesar de terem conquistado importância econômica, continuavam excluídos do poder político.

Então, surgiu um movimento crítico a sociedade, contra a ordem feudal e os estados centralizados.

Gerando assim, um processo que durou séculos. Um movimento que era filosófico, político e econômico, que afirmou a liberdade total do indivíduo e defendeu a limitação radical do poder do Estado.

As principais características desse movimento, além da restrição dos poderes estatais, foram a defesa da livre concorrência na área econômica e a definição dos direitos fundamentais do indivíduo, direitos esses que abrangiam a liberdade de idéias e crenças, e a livre expressão.

Movimento esse, que se tornaria uma idéia mais acabada no liberalismo, e que, se converteu na ideologia que a burguesia usou para passar controlar o Estado, nas últimas décadas do século XVIII, e que impregnou os princípios políticos das sociedades modernas.

A administração teve um inicio muito lento na história. Tanto que seu desenvolvimento chegou ao ápice a partir do século XX. Uma razão é que atualmente a sociedade possui muitas organizações, onde a população se apoia, confiando suas obrigações sociais a elas, que por sua vez, tem que mostrar eficiência e eficácia.

Antes do século XIX, as organizações eram poucas, além de serem menores. Mesmo que o trabalho sempre tenha existido, as organizações e sua administração surgiram há pouco tempo. Desde o século XVIII surgiram várias teorias econômicas com o objetivo de explicar os fenômenos empresariais que se baseavam na experiência cotidiana e nos comércios da época.

Os economistas liberais conseguiram ter suas teorias aceitas somente no fim do século XVIII. Assim, a reação para o liberalismo cresce com a Revolução Francesa ocorrendo. As idéias liberais surgem a partir do direito natural: a ordem natural é a mais perfeita ordem. Os bens naturais, sociais e econômicos não podem ser cedidos, possuem caráter eterno e deve existir uma harmonia preestabelecida no coletivo.

Segundo o liberalismo, a vida econômica deve se afastar da influência do Estado, pois o trabalho segue princípios econômicos e a mão-de-obra, por sua vez, também está sujeita às leis da economia.

Logo, os operários ficam a mercê dos patrões, que são os donos dos meios de produção. A livre concorrência é o principal postulado do liberalismo econômico.

As ideias do pensamento administrativo atual. O fundador da economia clássica, Adam Smith, tem como sua principal idéia a competição.

Para Adam, não havia necessidade do Estado intervir na economia, pois ela era guiada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com