TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação de Produto

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

INOVAÇÃO DE PRODUTO

Ronaldo Dagnoni

Ricardo B. Giovanella

Prof. Maria Regina Cavigliolli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Engenharia Civil (ECV) – Gestão da Inovação

23/10/2015

RESUMO

De uma forma prática podemos perceber que: o mundo está se em constante transformação e a indústria também. E para ter espaço neste mercado tão competitivo, é necessário também estar em busca de constantes melhorias visando aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, objetivando assim o sucesso de uma empresa e aumentando consequentemente a sua competitividade neste mercado. Resumidamente, podemos dizer que a palavra que defini este contexto é: Inovação. A arte da inovação nada mais é, do que a capacidade de criar novas ideias de sucesso, mas não é só isso.  Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que ela gere aumento na receita de uma empresa, cause impacto significativo na estrutura de preço, na participação de mercado, ou seja, criar vantagens competitivas de médio e longo prazo. Pensado nisso, a presente pesquisa tem como principal objetivo explorar o assunto “Inovação Tecnológica de um Produto”, de uma forma sucinta, através de um embasamento teórico e com o intuito de investigar as razões que motivam os executivos da empresa Apple® a inovarem seus produtos.

Palavras-chave: Inovação; Produtos Inovadores, Apple.  

1 INTRODUÇÃO

Atualmente para se destacarem no mercado e prosperar neste ambiente altamente competitivo que é o mercado de concorrência mundial, as empresas têm repensado as suas estratégias, a fim de obter a lucratividade e ascendência nos negócios para o seu desenvolvimento econômico.

O sucesso de uma empresa está na sua capacidade de se reinventar ou de se diferenciar das demais. A competição dos mercados atua como um grande processo de seleção, decidindo o que sobrevive e passa para a próxima geração, levando as pessoas e organizações aprenderem a se adaptar com rapidez a fim de garantir a sua sobrevivência.

De uma forma sucinta, podemos dizer também que, a essência da inovação é a busca pela diferenciação. E quando se fala nesse contexto, logo vem à nossa mente a imagem da maçã mordida, símbolo da cultuada Apple®[1], uma das empresas mais respeitadas no mundo todo. Vêm dela os produtos revolucionários e inovadores, como é o caso, por exemplo, dos Iphones e iPads.

Essa grande trajetória de sucesso, começa quando dois garotos apaixonados por inovação tinham o mesmo sonho: levar o computador para dentro da casa de todo o mundo. Assim se inicia a história da grande Apple®, que hoje com 39 anos e após muitos altos e baixos é considerada a mais inovadora empresa da atualidade. Mas, quais são as razões que levam os executivos da Apple® a apostarem tanto em iNovação e de que forma enxergam essa iNovação?

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O QUE É INOVAÇÃO - CONCEITO

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra deriva do latim innovare, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores [2]. Em outras palavras, podemos definir inovação como encontrar um jeito novo de fazer o que sempre foi feito.

2.2 TIPOS DE INOVAÇÃO

A inovação pode resultar de novos desenvolvimentos, novas combinações de tecnologias existentes ou da utilização de outros conhecimentos adquiridos pela empresa e podem ser classificadas de diversas maneiras, dentre estas destacamos: Inovação de Produto/Serviço, Inovação de Processo, Inovação Organizacional, Inovação do Modelo de Negócio e Inovação de Marketing.

2.3 INOVAÇÃO DE PRODUTO

Segundo Alves et al (2013), “O mercado empresarial está cada vez mais competitivo. Os concorrentes estão bem preparados e os clientes são cada vez mais exigentes. Dentro desse contexto, a inovação aparece como uma ferramenta para obtenção de vantagens competitivas”.

Diante de um cenário que vem tornando o ciclo de vida dos produtos cada vez mais curto, as empresas devem questionar-se constantemente sobre sua estratégia de ação. Isso leva á decisões de abandono de produtos, de modificações nos produtos existentes e de lançamento de novos produtos. Neste sentido, essas decisões são de extrema importância para a sobrevivência da empresa (SILOCCHI, 2002).

Para Vasco (1998), a inovação de produto é o tipo de inovação mais facilmente reconhecido pelo consumidor, pois implica o aparecimento de novos produtos ou a melhoria de produtos existentes. Em muitas situações, associada à inovação de produto surge também a inovação de processo; no entanto esta não constitui a razão primeira para a inovação.

3.  HISTÓRIA DE INOVAÇÃO DA APPLE

A Apple foi fundada no dia 1º de Abril de 1976, na Califórnia, com o nome de Apple Computers INC., em 1976, por dois jovens universitários apaixonados por inovação, Steve Jobs[3] que tinha pensamentos futuristas e Steve Wozniak [4] que era o grande criador (RASMUSSEN, 2009). “Os dois, junto com Ronald Wayne[5], desenvolveram um kit, o Apple I, de eletrônica que permitia que o cliente construísse sua própria máquina, inaugurando a empresa e a era de computadores pessoais. Eles queriam tirar o monopólio da computação das mãos da IBM, a maior empresa na época” (ZAMBARDA, 2013).

 A Apple que inicio suas atividades de revolução dos computadores pessoais na década de 70 foi perdendo grande parte desse mercado nos anos 90, devido a alguns fatores que resultaram no início de uma grande crise que culminou com a saída de Steve Jobs da empresa, no ano de 1985, após feroz desentendimento com John Sculley[6], CEO da APPLE na época. Esta saída fez com que Jobs criasse a NeXT[7], empresa que seria fundamental para a reestruturação da Apple alguns anos depois (RASMUSSEN, 2009).

John Sculley conseguiu fazer a Apple voltar a ter relevância até 1990. Com apostas em câmeras digitais e players e áudio, a empresa começou a perder relevância. Sculley foi pioneiro nos dispositivos móveis sensíveis ao toque, lançando o Newton em 92. Mas ele não conseguiu permanecer no cargo de CEO por muito tempo (ZAMBARDA, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com