Introdução Economia - Cenário Economico Brasileiro
Por: Priscila Fernandes • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
[Cenário Econômico Brasileiro] |
[Uma análise das políticas econômicas do Brasil na atualidade] |
[Março/2016] |
[pic 2]
Elaborado por: Priscila Fernandes
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 106
Objetivo
Iremos realizar uma análise do cenário econômico brasileiro, e para isso iremos focar na análise da política econômica adotada pelo Brasil na atualidade, dividindo em três seções:
- Política Fiscal
- Política Monetária
- Política Cambial
Através do desenvolvimento do cenário das políticas econômicas, conseguiremos analisar as razões que levaram ao cenário atual
Desenvolvimento
Política fiscal
A política fiscal do Brasil tem como objetivo, a redução da relação dívida pública x PIB, de forma a alcançar a estabilidade macro-econômica e atingir o grau de investimento.
A estratégia utilizada para esse fim, é manter o superávit primário, que nada mais é do que a total de receita arrecadada, menos as despesas do governo, desconsiderando-se os juros da dívida pública.
Para dar um maior dinamismo à economia, o governo resolveu aumentar a política de gastos públicos e investimos no início do governo Dilma., porém desde 2015 enfrenta um cenário de crise econômica, gerada pelo aumento da inflação, de 5,9 em% em 2010 para 8,1%, que impactou na redução do PIB e na queda do grau de investimento do país.
Política monetária
Em um cenário de normalidade da Economia, o superávit primário já não é suficiente para estabilizar a dívida pública, com a crise a situação se torna mais crítica e a dívida passa a aumentar em um efeito de bola de neve.
Em resposta a diminuição da receita e o aumento da inflação, o Governo tomou medidas contracionistas como o aumento da taxa de juros de 10,75% para 13,25% e um anúncio de um pacote de ajustes fiscais e o retorno da taxa de CPMF
Política cambial
O Brasil desde 1999 tem adotado o câmbio flutuante, através do qual o Mercado se auto-regula sem intervenção de agentes preponderantes.
No Brasil, como em boa parte do mundo, o câmbio é atrelado a moeda norte americana e deste modo, os negócios ativos, assim como as importações e exportações também o são.
O Banco Central desde 2002 usa uma ferramenta chamada swap para controlar a alta do dólar frente à moeda brasileira ou mesmo desvalorizar o real frente a moeda norte americana,
Essa ferramenta consiste na venda de reservas brasileiras de dólares, quando necessário fazem intervenções no mercado, colocando à venda dólares abaixo do praticado, puxando o valor da moeda para baixo, emparelhando com o real e ajudando as importações, de forma protecionista.
...