Introdução à Contabilidade e Patrimônio.
Por: Renan s • 30/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 706 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
Etapa 1
Introdução à Contabilidade e Patrimônio.
Contabilidade é a ciência que estuda e interpreta os registros dos fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. A Contabilidade iniciou-se empiricamente e só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX, mas seu fundador da antiguidade foi Luca Pacioli.
O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).
Ainda nas primeiras aulas vimos a história dos números arábicos, pesquisamos um pouco mais sobre o assunto, conseguimos algo a mais do que foi dado em sala de aula. Os números como os conhecemos hoje são Algarismos Arábicos, e foram trazidos da Índia para o Ocidente e por isto também são chamados indo-arábicos.
Foram criados por Abu Abdullah Muhammad Ibn Musa al-Khwarizmi (778 (?) - 846).
Al-Khwarizmi nasceu na região central da Ásia, onde hoje está localizado o Uzbequistão. Posteriormente emigrou para Bagdá, onde trabalhou na “Casa da Sabedoria” como matemático durante a era áurea da ciência islâmica.
Os comerciantes usavam para enganar o governo romano na época de seu reinado, foi um modo que os comerciantes usaram para enganar os cobradores de impostos, e deste modo eles pagavam bem menos impostos foi a primeira forma de sonegação de imposto, já que o povo romano não sabiam o porque dos sinais e oque significavam.
Etapa 2
Demonstração Financeira e Balanço Patrimonial.
O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informação fiável acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade que seja útil a uma vasta gama de utentes nas respectivas tomadas de decisões económicas, permitindo, simultaneamente, mostrar os resultados da gestão por parte dos gerentes dos recursos que lhes foram confiados e colocados à disposição. Para satisfazer este objetivos, as demonstrações financeiras proporcionam informação acerca dos ativos, passivos, capital próprio, rendimentos e gastos e outras alterações do capital próprio e ainda acerca dos fluxos de caixa. Estas informações, contidas em mapas como o balanço, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração de fluxos de caixa, juntamente com informação contida nas notas, ajudam os utentes das demonstrações financeiras a prever os futuros fluxos de caixa da entidade e a sua tempestividade e grau de incerteza.
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da própria empresa.
O balanço Patrimonial se divide em três elementos:
Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos.
...