LIDERANÇA COMO FATOR DE CRESCIMENTO NAS EMPRESAS
Por: natylido • 20/8/2018 • Monografia • 4.533 Palavras (19 Páginas) • 261 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
NATÁLIA SANTOS DE MATOS
RIO DE JANEIRO
JUNHO DE 2014
LIDERANÇA COMO FATOR DE CRESCIMENTO NAS EMPRESAS
NATALIA SANTOS DE MATOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em administração
ORIENTADOR: Prof. João Adalberto Camargo Durço
RIO DE JANEIRO
JUNHO DE 2014
NATÁLIA SANTOS DE MATOS
LIDERANÇA COMO FATOR DE CRESCIMENTO NAS EMPRESAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em administração.
Aprovado em: ____/____/____
_____________________________________
João Adalberto Camargo Durço
Professor Orientador
Mestre em Administração
RIO DE JANEIRO
JUNHO DE 2014
RESUMO
Este trabalho tem como propósito identificar como a liderança pode influenciar no crescimento das empresas. Os dados apresentados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica. Em seu desenvolvimento o trabalho apresenta os tipos e os estilos de liderança do ponto de vista de diferentes autores. Também é apresentada a liderança como fator motivacional, como ela influencia positivamente na motivação dos funcionários. Outro ponto apresentado são as características de um líder eficaz de acordo com alguns autores. O trabalho mostra até que ponto a liderança motiva os funcionários, aumentando a produtividade e contribuindo para o crescimento das empresas. Conclui-se então que é de grande importância ter um líder dentro da organização, motivando a equipe, gerando bons resultados e o crescimento das organizações.
Palavras-chave: Liderança. Produtividade. Crescimento.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende responder a seguinte pergunta: Como a liderança pode contribuir para o crescimento das empresas? Tendo em vista que o tema liderança tem sido muito discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade e diferencial nas empresas. Apenas um bom salário já não é mais garantia de bons resultados, é necessário um líder para conduzir o grupo em direção ao alcance das metas e objetivos da empresa.
As organizações estão inseridas em um mundo cada vez mais competitivo, surgindo daí a necessidade de se buscar diferenciais e soluções para aumentar sua eficiência e eficácia, garantindo a sua sobrevivência, crescimento e sucesso neste cenário atual.
Nesse mundo competitivo, a liderança surge como o grande diferencial e fator de crescimento da empresa como Cury (2000) destaca: "a capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação, em uma situação de mútua dependência entre líder e liderados. O líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa". Ou seja, a liderança torna-se um dos recursos fundamentais para que a empresa consiga atingir seus objetivos, de forma satisfatória, garantindo seu crescimento.
O líder tem um papel fundamental na organização, ele tem a função de identificar os aspectos que possam motivar os seus liderados, pois funcionários motivados são mais eficientes e eficazes.
Na conjuntura atual a influencia interpessoal do líder é totalmente positiva para o sucesso da organização.
Um dos maiores desafios das empresas atualmente é ter pessoas motivadas, e o líder que toma a frente para deixar os funcionários motivados e garantir o emprenho dos mesmos, potencializando o crescimento dos liderados e da organização.
Este trabalho mostra que o líder é uma grande ferramenta de motivação para sua equipe, ele procura extrair o melhor de cada funcionário. O líder passa para equipe que acredita naquele resultado e que juntos vão conseguir alcançá-lo, para que eles realmente alcancem.
A partir dos estudos feitos, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância do líder no alcance das metas e objetivos e no crescimento da organização.
O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica conforme os resultados analisados.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEITO DE LIDERANÇA
De acordo com Chiavenato (1983) liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas tendo objetivos comuns como metas a serem alcançadas em conjunto, pela equipe, considerando para isso, todos os esforços e instrumentos legais necessários. A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Dessa maneira, a liderança se refere diretamente à forma e influência interpessoal com que o líder atua sobre os demais membros da equipe, sendo que a liderança não pode ser considerada senão em uma organização composta por uma equipe de trabalho, munida de objetivos e finalidades próprios, peculiares e comuns.A liderança é então, um fenômeno social necessário para os grupos. Ou seja, a liderança deve ser considerada apenas como a relação que existe entre as pessoas dentro de uma determinada estrutura social, não podendo definir-se tão somente por traços e ações individuais, "a liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais". Também para Para Chiavenato (1999), a liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.
...