LIDERANÇA: Como Liderar no Século XXI
Por: Márcia Lima • 9/10/2016 • Trabalho acadêmico • 6.722 Palavras (27 Páginas) • 366 Visualizações
Faculdade ENIAC
Graduação Administração
Márcia Pereira Lima
LIDERANÇA
Como liderar no século XXI
Guarulhos
2016
LIDERANÇA
Como liderar no século XXI
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais.
Orientador:
Guarulhos
2013
Dedico ao meu filho Yago, que e a única razão por quem faço tudo isso, para que no futuro ele se espelhe na mãe e tenha muito orgulho.
Agradeço pela oportunidade a vida, nunca, nada será possível se não tivermos prazer em viver.
"Nunca e tarde para começar algo se ainda se encontra de pé, tarde... só se torna para quem perdeu a oportunidade de ver mais um dia amanhecer."
Márcia Lima
Sumário
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA............................................................................09
2. DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA COACHING (Método de desenvolvimento) ......11
3. IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA.......................................................................12
4. TIPOS DE LIDERANÇA.....................................................................................14
4.1. LIDER NATO.............................................................................................16
4.2. LIDER DESENVOLVIDO..........................................................................17
5. COMO MOTIVAR AS EQUIPES........................................................................18
5.1. LIDERANÇA DO SECULO XXI................................................................21
5.2 LIDERANÇA DO SECULO PASSADO.....................................................23
6. EFICÁCIA DA LIDERANÇA...............................................................................25
7. REVIÃO BIBLIOGRAFICA.................................................................................27
8. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA......................................................................27
9. CONCLUSÃO....................................................................................................29
10. TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE................................30
INTRODUÇÃO
Trata-se de um trabalho de conclusão de curso como requisito parcial para obtenção de titulação em tecnólogo do curso Processos Gerencial.
Escolhi o tema deste estudo (Liderança) pela necessidade de ter o pensamento voltado para os aspectos motivacionais do líder, que traz sobre si a responsabilidade de cuidar da motivação dos seus liderados e de si mesmo, pois se um líder não se mantiver motivado não ira motiva ninguém. O tipo de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica e pesquisas na internet. Com este estudo verificou-se que a eficácia da liderança depende da capacidade de ajustar seu estilo à situação e de conquistar a confiança de seus liderados. O tema liderança nos dias atuais tem um forte apelo tanto aos que dirigem, como aqueles que são dirigidos. Livros, artigos e teses acadêmicos descrevem de diversas formas o modelo ideal do líder do século XXI. Mas como encontrar esse líder? Como pode identificá-lo? Primeiramente precisa-se mudar o conceito que muitos têm de que liderança é uma capacidade inata de cada pessoa.
Nesse trabalho busquei definir conceitos sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Motivação, Analisar a função, o perfil e as habilidades do líder, e Analisar o papel do líder perante seus liderados, no que se refere à motivação. A liderança tem um papel crucial para a compreensão do grupo, pois é o líder quem geralmente oferece a direção em relação ao alcance dos objetivos. Já a motivação é resultado de fatores, como o ambiente de trabalho, o trabalho em si, e as relações desenvolvidas entre lideres e subordinados. A liderança eficaz começa em saber quem você é no seu interior e como seus traços básicos de personalidade afetará aqueles que você lidera, achei isso fundamental e muito forte. Todas as empresas existem líderes de alto potencial e aqueles em posições de liderança ou na fila para se tornarem líderes a aumentar a sua eficácia e capacidade de desenvolver algo. “Liderança” é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte dos diretores dos diversos setores de atividade, uma vez que os liderados identificam o estilo de liderança como um fator desencadeador dos conflitos nas empresas e momento de se repensar em novas mudanças estratégicas. Ao mesmo tempo que ocorre as incompatibilidades pessoais ou profissionais entre líder e liderado, e o momento que aquela famosa frase de que “A corda sempre arrebenta do lado mais fraco” entre em desuso, que seja analisado ambos os lados e coloque uma balança bem grande para que não aja injustiças.
Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas da pessoa. Atualmente, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada e aperfeiçoada. São muitos os trabalhos realizados em torno deste tema, talvez por isso sejam inúmeras opiniões e ponto de vista relacionadas com liderança. As organizações podem e devem formar e desenvolver novos lideres, o primeiro passo para que isto aconteça é adoção de uma metodologia de gestão de pessoas dentro da organização. Muitas empresas tentam florar essa motivação, mas enquanto por um lado o líder é estimulado a melhorar o relacionamento entre seus seguidores, por outro lado ele é implacavelmente cobrado pelos resultados de curto prazo. Dividido entre a pressão por produtividade imposta pela estrutura hierárquica das organizações e a busca pela satisfação pessoal, sua e de seus liderados, o líder encontra-se cada vez mais desorientado, não conseguindo agradar nem a uns nem a outros.
...