LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Por: Gentini • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.918 Palavras (8 Páginas) • 785 Visualizações
Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul
CLODOALDO GENTINI
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Santa Fé do Sul – SP.
2011
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
CLODOALDO GENTINI
Projeto de estágio supervisionado em administração Das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota final na disciplina de estágio supervisionado em administração, sob a orientação da professora Maria Regina Ferreira.
Área de concentração: Recursos Humanos
Linha de Pesquisa: Liderança e Motivação.
Santa Fé do Sul
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................ 4
1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS.......................................................................................4
1.2 SITUAÇÃO PROBLEMA..............................................................................................5
2 OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo Geral..............................................................................................................6
2.2 Objetivos Específicos...................................................................................................6
2.3 JUSTIFICATIVA...........................................................................................................6
3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 9
4 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS.......... 11
- INTRODUÇÃO
Neste projeto será abordado o processo de relações interpessoais, motivação e liderança, referente ao capital humano em uma empresa com padrões estatutários rígidos e com ascendência de poder das pessoas mediante o cargo comissionado e de provimento efetivo.
O trabalho situa-se na área de concentração de Recursos Humanos, discursando, analisando e comparando os processos inerentes às relações interpessoais dentro da empresa e os processos de motivação e liderança.
Este trabalho será realizado mediante uma seleção de obras literárias, fichamento e abordagem quantitativa e qualitativa visando aplicar os conhecimentos obtidos no local de estudo para uma melhora nos desempenhos, visando maior qualidade no atendimento a população e ganhos na qualidade de vida dos servidores.
- CONSIDERAÇÕES GERAIS
Sabendo que o ser humano é um ser social e constitui-se pelas suas relações de interação com outros membros da sociedade, há necessidade de uma abordagem sobre os processos de relacionamento interpessoais dentro da empresa e a transferência de poder aos chefes e ascensão de líderes.
Ainda há de se ressaltar a importância da análise do homem como um ser único em seus preceitos e desejos, apresentando distintas aspirações e estímulos internos e externos diferentes uns dos outros a fim de exercer suas automotivações.
Diante desta análise há possibilidade de uma reestruturação de funções possibilitando maior aproveitamento do capital humano e consequentemente melhor desempenho dos membros integrantes do processo de transformação de insumos em serviços.
Esta abordagem permite uma análise da influência de fatores externos e internos e seu grau de importância para o desenvolvimento de competências na organização e os conceitos dos líderes e seu surgimento nas relações formais e informais.
1.2 SITUAÇÃO PROBLEMA
- Motivação e estímulo como base para um desenvolvimento pessoal e profissional;
- Presença de relações interpessoais, exclusas do organograma e seu papel dentro da empresa.
- Necessidade de desenvolvimento de líderes na organização e análise sobre o papel fundamental deste no desenvolvimento do trabalho.
2 OBJETIVOS
2.1 O objetivo geral
Apresentar uma análise teórica fundamentada nos processos de liderança e motivação sobre as relações interpessoais dos membros da empresa responsável pela prestação de serviço à comunidade.
2.2 Os objetivos específicos
- Analisar o processo de motivação e estímulo apresentados respectivamente pelos funcionários e pela empresa, e seu papel no desenvolvimento pessoal e profissional.
- Perceber a influência das relações interpessoais no desenvolvimento do serviço e na política organizacional da empresa.
- Estudar as formas de liderança e o papel dos líderes na tomada de decisão.
2.3 JUSTIFICATIVA
A história apresenta relatos de que o ser humano desde os primórdios não vive isoladamente, sendo que necessita de interação social para sobrevivência. Desta forma ressalta-se que todo e qualquer ser humano esta engajado em uma sociedade, comunidade ou clã que o caracteriza e lhe propicia atributos peculiares. Seguindo o curso da história no desenvolvimento intelecto humano, na gnosiologia do pensamento Aristotélico é apresentado o pensamento de que “o homem é um ser social”, diante disso expõem-se a necessidade de um estudo sobre o ser humano e a interação deste com a sociedade.
Inicialmente será caracterizada como sociedade: o conjunto de pessoas que se relacionam objetivando um bem comum, desta forma pode-se caracterizar o ambiente empresarial como uma sociedade. O âmbito empresarial aqui a ser analisado é a sociedade empresarial com fins lucrativos, as quais são necessárias relações de mutualismo entre os “congêneres” empresariais e predadorismo entre empresas que competem pelo mesmo mercado.
A ferramenta utilizada para a interação social dentro deste grupo limitado de pessoas “a empresa” é o trabalho, palavra que tem sua origem no vocábulo latino como “Tripalius”, aparelho de tortura. Esta relação intra-empresarial, ou seja, o trabalho, se dá através de uma troca mútua onde o empregador explora a mão-de-obra alheia e em troca lhe oferece um salário, que nada mais é que uma compensação financeira ao tempo despendido na realização de tarefa lucrativa a empresa.
...