Linha do tempo da Administração
Por: joaquim Guedes • 9/11/2015 • Monografia • 1.812 Palavras (8 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI - UNIAN
ADMINISTRAÇÃO
Joaquim Guedes
Case: Linha do tempo da Administração
NITERÓI
2015
Joaquim Guedes
Case: Linha do tempo da Administração
Pré-Projeto de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação da professora Ana Paula Menezes.
Aprovada em ____ de ____________________ de 2015.
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________
Profa. Ana Paula Menezes
Centro Universitário Anhanguera Educacional de Niterói - UNIAN.
.
Sumário
Introdução................................................................................................... 4
Frederick Winsslow Taylor...........................................................................5
Henri Ford.............................................................................................................6
Henri Fayol...........................................................................................................7
Administração Contemporânea...................................................................7.1
Novos Conceitos – Administração pós Contemporânea...............................9
Fonte de estudos........................................................................................11
Introdução
Após alguns estudos, verifiquei que em toda história da administração existiram vários pensadores e todos contribuíram significativamente para a construção dessa nova ciência.
Sendo assim essa atividade tem como o principal objetivo é descrever uma linha do tempo e relatar sobre as fazes da administração e seus principais pensadores, ao termino disso iniciarei um novo jeito de pensar administração.
Frederick Winsslow Taylor – 1856 à 1915
Pode se dizer que a administração teve início no começo do século XX, onde Frederick Winsslow Taylor deu o ponta pé inicial para começar a difundir a administração e ser conhecido como o pai dessa nova ciência. Tinha em vista racionalizar o trabalho visando a produtividade máxima, estimulando o operário para produzir mais à vista de uma recompensa.
Seus primeiros passos foi observar os gestos e determinar a simplificação deles, de tal forma que a devida postura do corpo, dos pés e das mãos possa aumentar a produtividade. A divisão e o parcelamento do trabalho se mostrava um grande resultado, trazendo a simplificação e a maior rapidez do processo. Graças as suas observações são criados os gerentes especializados em treinar operários, usando cronômetros e depois vigiando-os no desempenho de suas funções. Os bons operários eram estimulados com recompensas, já os ruins estavam sujeitos a punições. Outros dois conceitos que são extremamente importante para esse início da administração são os conceitos de eficiência e eficácia. Onde podem ter diferenças bens sutis, mas, na realidade, são extremamente importante. É sempre bom ressaltar que a eficiência procura alcançar os objetivos com o mínimo de recurso investido, já a eficiência é alcançar os resultados independentemente da forma e de como conseguiu chegar.
Frederick Winsslow Taylor (1893) tinha como ideal as seguintes premissas;
- Ênfase no trabalho
- Produção era mais relevante
- O trabalho era único
- Estudo da fadiga e aptidão (o tempo era cronometrado)
- O indivíduo era visto como operário (fabrica)
Henri Ford – 1863 à 1947
Henri Ford (1903), foi o criador do primeiro automóvel do mundo. Após várias experiências Henri Ford desenvolveu uma linha de produção onde em 1913, já fabricava 800 automóveis por dia. Em 1914, estabeleceu o salário mínimo de 5 dólares por dia de oito horas de trabalho. Ele acreditava que a empresa deveria produzir o máximo porem apenas um tipo de produto. Para isso, a empresa deveria adotar a verticalização, chegando a dominar não apenas as fontes não apenas as fontes das matérias primas, mas até os transportes de seus produtos. Para reduzir os custos, a produção deveria ser em massa e dotada de tecnologia capaz de desenvolver o máximo a produtividade de cada trabalhador. O trabalho deveria ser também altamente especializado, cada operário realizando apenas um tipo de tarefa para garantir elevada produtividade.
Em 1903 Henry Ford começava a ter novos pensamentos como.
- Organização de funções
- Separação do capital/ manual intelectual
- Começam a surgir os cargos
- Divisão do trabalho
- Qualificação do ambiente de trabalho
- O indivíduo era visto não como mais operário e sim como trabalhador
- Qualificação dos trabalhadores
Após essa primeira fase da administração começa a surgir outros pensadores.
Henri Fayol – 1841 à 1925
Henri Fayol (1916) uma das suas principais teoria, foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como gestão administrativa. Baseia-se no conceito que administrar é um processo de tomar decisões que se encontram agrupadas em cinco categorias que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. O conhecimento da administração para época continuava sendo muito precário sendo assim acreditava-se que a função administrativa era a mais importante de todas.
...