MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE - MCC
Por: biellipereira • 4/4/2016 • Projeto de pesquisa • 3.340 Palavras (14 Páginas) • 712 Visualizações
UNI-ANHANGUERA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO
MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE - MCC
DIEGO FELIPE ALVES GOMES RA: 2504111210/ 9ºE
FELIPE MOSCARDINI RA: 2505062646/ 9ºE
JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA RA: 1108356067/9ºE
JOÃO OTÁVIO BIELI PEREIRA RA: 0015518654/ 9ºE
JÚNIOR DAMACENA RA: 1106276003/ 9ºE
RIBEIRÃO PRETO
JUNHO/2015
DIEGO FELIPE ALVES GOMES
FELIPE MOSCARDINI
JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA
JOÃO OTÁVIO BIELI PEREIRA
JÚNIOR DAMACENA
MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE - MCC
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto, sob orientação do Professor Me. Paulo S. T Vanucci, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica.
RIBEIRÃO PRETO
JUNHO/2015
Trabalho de Conclusão de Curso I entregue em formato impresso, tendo como requisito parcial a obtenção de Título de Bacharel em Engenharia Mecânica do Centro Universitário Anhanguera, aprovado em _______ de ________de_________ pelo Professor:
______________________________________
Professor Me. Paulo S. T. Vanucci
RESUMO
A engenharia de confiabilidade teve início nos anos 50 sendo aplicada principalmente em projetos e equipamentos que envolviam alto risco à vida humana. Porém, a crescente competitividade do mercado nos últimos anos e a necessidade de aumento de produção passou a requerer um alto índice de confiabilidade das máquinas. Atualmente a confiabilidade não pode ser alcançada somente com intervenções corretivas e periodicidades determinadas sem um devido estudo para defini-las. Então na década de 60 foram criados conceitos que conduziram para o desenvolvimento da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Uma abordagem criada com o objetivo de direcionar os esforços da manutenção para componentes e sistemas onde a confiabilidade é essencial. Sendo fundamentais em alguns campos da engenharia, como em construções de usinas nucleares, aeroplanos, submarinos onde a falha é intolerável. Portanto a MCC, pode ser empregado em praticamente todos os tipos de indústrias: naval, militar, automobilística, petrolífera entre tantas outras, com o intuito de aumentar a disponibilidade dos equipamentos. A MCC pode ser de duas formas: qualitativa, pelo estudo dos modos de falha e suas consequências para o sistema e quantitativa, pela medição de números de falhas, tempo de parada e custos associados a manutenção e perda de produção. Este trabalho tem o propósito de demonstrar as ferramentas e métodos utilizados para elaboração de um plano de manutenção mais eficiente. Para isso o sistema deverá ser analisado levando em consideração como o equipamento pode falhar, quais as causas, consequências e nível de importância de cada uma. Considerando as análises feitas será possível chegar o mais próximo possível de um plano de manutenção que direcionada a causa raiz de cada problema evitará quebras inesperadas e paradas de produção.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Processo evolutivo da manutenção
SUMARIO
1 PROBLEMA
2 HIPÓTESE
3 INTRODUÇÃO
3.1 Objetivo geral
3.2 Objetivo específico
3.3 Justificativa
4 REVISÃO DE LITERATURA
4.1 Manutenção Centrada em confiabilidade
4.2 Processo evolutivo da manutenção
4.3 Publicações relacionadas à MCC
5 METODOLOGIA
5.1 Análise Funcional
5.2 Análise de modos, efeitos e criticidade de falhas (FMECA)
5.3 Análises de confiabilidade
5.4 Seleção de tarefas
5.5 Determinação de intervalos de manutenção
5.6 Criação dos planos de manutenção
6 CRONOGRAMA
7 CONCLUSÃO
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
MCC - Manutenção Centrada em Confiabilidade
RCM - Reliability Centered Maintenance
MCR – Manutenção Centrada no Reparo
PROBLEMA
A Manutenção Centrada em Confiabilidade pode ser uma importante ferramenta para reduzir custos e falhas, definindo planos de manutenção para uma planta industrial?
...