MODELO DE SPIN OFF ACADÊMICOS – EBTS
Por: Franklin Neto • 1/10/2018 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
MODELO DE SPIN OFF ACADÊMICOS – EBTS
Aluno: Franklin Piauhy Neto
Ndonzuau et al. (2002), propõem um modelo, composto por quatro estágios, para o processo de criação de spin-offs acadêmicos.
O primeiro consiste na geração e identificação de idéias com potencial comercial; o segundo consiste na transformação das idéias mais promissoras em projetos empreendedores estruturados, o terceiro estágio trata da criação de novas firmas spin-offs para explorar uma oportunidade; e o quarto estágio consiste na consolidação e fortalecimento do valor criado por estas firmas. A seguir são apresentadas breves explanações dos quatro estágios.
Estágio 1: Geração de idéias com potencial comercial O propósito do primeiro estágio é produzir idéias de negócio, sugestão e propostas dentro da comunidade científica para a exploração comercial. A identificação de uma idéia passível de exploração comercial depende fortemente do pesquisador, do seu posicionamento quanto à exploração dos resultados da pesquisa e da sua habilidade em identificar oportunidades de negócios. A idéia que levará à criação de uma nova empresa surgirá como resultado de uma pesquisa com potencial de gerar um produto ou processo inovador.
Estágio 2: Finalização de projetos de novas empresas Nesta etapa a idéia mal estruturada que foi escolhida na etapa anterior é transformada em um projeto coerente e estruturado. Passos importante desta etapa é proteção à propriedade intelectual, desenvolvimento da idéia e avaliação de sua viabilidade tecnológica, comercial e financeira.
Estágio 3: Criação de firmas spin-offs O terceiro estágio trata da criação de uma nova firma para explorar uma oportunidade, gerida por uma equipe profissional e apoiada por recursos tangíveis (material e financeiro) e intangíveis (capital humano e social). Nesta fase devem merecer especial atenção a qualidade da administração e o relacionamento com a universidade tanto a nível institucional (entre universidade e spin-off) como a nível pessoal (entre universidade e pesquisador).
Estágio 4: Fortalecer a criação de valor econômico Nesta etapa o processo de criação de nova firma spin-off é consolidado, gerando para a economia local tanto vantagens tangíveis na forma de empregos, investimentos, impostos, etc., como vantagens intangíveis na forma renovação da economia, dinamismo empreendedor, constituição de centros de excelência, etc.
...