Macroeconomia E Politica Cambial
Monografias: Macroeconomia E Politica Cambial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guinho33 • 27/9/2014 • 253 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
QUESTÃO PROPOSTA
A figura 1 ilustra uma importante variável macroeconômica, a taxa de cambio, e seus efeitos sobre dois fundamentais indicadores da economia: as importações e as exportações.
Considere o movimento da seta vermelha como de valorização da moeda nacional. Analise seus efeitos diretos sobre as importações e exportações e desdobramentos para os níveis de preços internos. Qual principal objetivo macroeconômico o Governo pretende atingir com este movimento?
Proceda com a mesma análise em uma situação de inversão das três setas.
RESPOSTA: É só o Real começar a valorizar-se que os exportadores começam a sentir no bolso. Fala-se em prejuízos à indústria nacional e em produtos menos competitivos no mercado internacional. Surge uma dúvida: não é bom para todos que a nossa moeda tenha mais valor?
Por causa da valorização do Real, você também pode ganhar mais concorrentes no mercado interno. O Real forte tem mais poder de compra. Um sapato importado de 100 dólares, que antes custaria 200 reais ao seu comprador, com o novo câmbio sairia por 100 reais. Com o concorrente mais barato, você pode perder o consumidor ou abaixar o preço também, perdendo lucro. Isso considerando, por simplicidade, que os dois produtos são substitutos e que não há preferência por marca, por exemplo.
Quando o Real desvaloriza-se o efeito é contrário. Importar torna-se mais caro para os brasileiros, o que beneficia os produtores locais. Isso pode levar a uma valorização da moeda, a não ser que esse excesso de dólares saia do país por outro caminho: o fluxo de capitais para investimento no exterior.
...