Maiores Produtores de Celulose no Brasil
Por: Filipe Araújo • 19/10/2016 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Maiores Produtores de Papel no Brasil.
No relatório para as perspectivas de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 2010-2013 mostra que juntas Klabin S.A., Suzano Papel e Celulose, International Paper do Brasil Ltda.,Fibria S.A. Rigesa Celulose, Papel e Embs Ltda e Orsa Celulose, Papel e Embs S.A. ̶ as cinco maiores empresas produtoras de papel do país ̶ foram responsáveis por cerca de 45% da produção em 2008. No caso de celulose concentração da produção foi substantivamente mais concentrada, 80% da produção de celulose no mesmo ano esteve nas mãos das cinco maiores. Fato que demonstra uma produção mais descentralizada no setor de papel em comparação com o de celulose.
As empresas de produção de papel estão basicamente concentradas na região sul e sudeste brasileira, com destaque para aquelas cidades situadas em proximidade aos portos e a mão-de-obra qualificada.
[pic 1]Mapa de localização das principais unidades de produção de papel e celulose no Brasil (Fonte: site das empresas, GoogleMaps)
Principais unidades de produção de celulose do Brasil
[pic 2] Fonte: Bracelpa
Basicamente as indústrias de papel estão concentradas no sudestes (São Paulo), no entanto observa-se algumas unidades que acompanham as bases de produção de celulose. Industrialmente, é preciso levar em conta o quanto é interessante escoar a produção do interior para os polos industrias ou processar a matéria-prima na própria região de extração. A decisão deve levar em conta a disponibilidade de mão-de-obra, de logística de escoamento bem como questões fiscais. Dessa forma, observa-se que alguns casos as unidades de papel e celulose operam juntas e em outros separadamente, é preciso o estudo de caso para cada empresa.
Produtos do setor de papel
A partir dos dados da relatório para as perspectivas de investimento do BNDES 2010-2013 observa-se que os tipos de papel com maior representatividade na produção brasileira são os destinados à confecção de embalagens (50,8% da produção total) e com finalidades de impressão e escrita (26,9%), juntos esses dois setores são responsáveis por 77,7% do total da produção brasileira de papel.
...