Matematica para administradores
Por: felipejoaquim • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Contabilidade Pública.
Forúm I. Importância do controle de custos no setor público.
É importante esse controle, porque apura o custo dos projetos e atividades, de forma a evidenciar os resultados da gestão. É onde entra o sistema de Informação de custos, que recolhem e utilizam os recursos do cidadão, sob forma de impostos, para bem usá-los em benefício da sociedade. Permitindo que se possa avaliar o custo dos serviços públicos prestados à população e se estes estão sendo eficientes. Procura-se compreender e esclarecer quanto à necessidade de implantação do sistema de custeio no setor público, por meio de pesquisa e embasado na legislação vigente. Mas também principalmente, pelo controle interno, para os apontamentos de controle no acompanhamento das ações do administrador público, como por exemplo, ordenando tabelas com o apontamento das horas trabalhadas em determinado projeto ou ação, avaliação dos métodos de trabalho ou processos, conhecendo cada atividade executada pela esfera pública em prol da população. Inclusive, com a mensuração física associada às monetárias, o que possibilita que se tenha ideia objetiva e clara dos custos, permitindo a avaliação, por exemplo, de quanto custa um aluno ou um atendimento na área da saúde. Outro fator preponderante para a aplicação do sistema de custeio ao setor público é a tentativa de evitar a adoção de critérios unicamente políticos nas tomadas de decisões, ressaltando, dessa forma, a isonomia no setor público como também evitando desperdícios. O sistema de custos na esfera pública tem também a função de subsidiar informações concisas sobre o planejamento e realização dos projetos para que o administrador possa tomar as decisões mais acertadas, evitando arbitrariedades e melhorar, dessa forma, a qualidade dos gastos públicos
Sociologia Organizacional
Forum II Observando sobre a definição durkheim, pode-se perceber que fatos sociais atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade, como por exemplo, as regras sociais, os costumes, as leis. Para ele esses fatos sociais compõem a teia de regras e normas que configuram um determinado meio moral, compartilhado por todos aqueles que vivem em determinada sociedade. Para Max Weber as ações sociais é a conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. E a luta das Classes sociais designava o confronto entre o que consideravam os opressores, a burguesia, e os oprimidos, o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômicos, políticos e ideológicos.
E na atualidade esses conceitos são abrangente em boa parte da humanidade. São fatores que se modificaram mas não perderam sua essência.
...