Material complementar em administração
Por: janinenina • 7/9/2017 • Relatório de pesquisa • 275 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Nome: Janine Froihlich Nunes
Curso: Processos Gerenciais
Polo: Capacitar – SL
Gestão Do Absenteísmo e Incentivo a Presença Produtiva
O brasil está vivendo um momento delicado, devido à crise econômica, o que está levando muitas empresas a enfrentar um efeito de recessão, com a elevação dos custos há um desiquilíbrio em relação à arrecadação das receitas. E um dos custos que não podemos ignorar são os causados pelo absenteísmo e presenteísmo.
O absenteísmo é a ausência de funcionários por motivos diversos. Já o presenteísmo é quando o funcionário comparece ao trabalho, mas não produz tanto quanto poderia. E existe também a presença produtiva, que é quando o empregado comparece ao posto de trabalho e obtém o resultado desejado. O absenteísmo gera custos diretos e indiretos para as empresas, para a equipe e para a sociedade.
Com uma gestão eficiente podemos reduzir os níveis de absenteísmo nas empresas. Através da educação corporativa, treinamento, melhora nas condições de trabalho. O gestor deve comunicar ao empregado seus direitos, deveres e qual o impacto da ausência de uma pessoa na equipe, e que os custos relativos são elevados, podendo comprometer a competitividade e sustentabilidade econômico-financeira da empresa.
Segundo Couto(1982, p. 10) que faz referência ao absenteísmo, existem vários tipos de absenteísmo:
- Voluntário – por razões particulares;
- Por doença – incluindo todas as ausências por doenças;
- Por patologia profissional – ausência por acidente de trabalho ou doença profissional;
- Legal – faltas amparadas por lei;
- Compulsório – falta por imperativo de ordem legal.
Todo esse estresse com o absenteísmo pode acarretar em mais ausências, presenteísmos, aumento do número de acidente de trabalho e adoecimentos, além de potencializar as ocorrências de conflitos interpessoais. (Mateos, 2006 p,67)
...