PORTFOLIO ORGANIZANDO UM MATERIAL ONLINE COMPLEMENTAR PARA O ENSINO MÉDIO
Por: Bruna Juchem • 16/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo discutir o tema “a escolarização de jovens e adultos analfabetos ou com baixa escolarização”, descrevendo a importância de estudar, e o direito que cada um tem de voltar a estudar no EJA para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa.
A educação dos jovens e adultos (EJA) é de extrema importância, pois trata do futuro do mundo e todos tem o direito e igualdade de poder estudar para poder contribuir na sociedade e ter sua aprendizagem garantida.
O EJA tem como finalidade ajudar a combater os índices de analfabetismo, onde o analfabetismo acarreta em desigualdade social e de desemprego entre outros fatores, porém suas maiores conquistas em relação ao ensino de jovens e adultos é muito recente.
Busco mostrar que precisamos de muitas melhorias no ensino do EJA para que ocorra um ensino de qualidade, proporcionando a aprendizagem. Considero que se trata de um tema enriquecedor para o nosso conhecimento, pois de alguma forma podemos incentivar mais pessoas a procurar o ensino do EJA.
DESENVOLVIMENTO
TAREFA 1: ELABORANDO UMA ATIVIDADE.
POLIEDROS
Abordaremos a seguir uma atividade de resolução de problemas sobre Poliedros, onde deverá ser descoberto o número de lados e vértices do mesmo, tendo como informação o tipo de poliedro e a quantidade de faces.
Objetivos da atividade proposta: Identificar a planificação de alguns poliedros; Identificar, faces, vértices e arestas de um poliedro; Desenvolver habilidades, visuais, verbais, lógicas, de desenho de percepção e de representação dessas figuras.
Competência especifica número 4 da área da Matemática e suas tecnologias do ensino médio da Base Nacional Comum Curricular: Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EM13MAT506) Representar graficamente a variação da área e do perímetro de um polígono regular quando os comprimentos de seus lados variam, analisando e classificando as funções envolvidas.
Atividade:
- Um poliedro convexo tem seis faces triangulares e cinco faces quadrilaterais. O número de lados e vértices do poliedro são:
- 19 e 12
- 19 e 10
- 34 e 10
- 34 e 20
- 12 e 10
Resolução:
Primeiro, precisamos entender que os polígonos convexos compartilham arestas. Depois disso, o número de faces triangulares t e o número de faces quadrilaterais q serão iguais a duas vezes o valor da borda.
2A = 3t + 4q
2A = 3 * 6 + 4 * 5
2A = 18 + 20
2A = 38
A = 19
Sabendo o número de arestas e faces, seremos capazes de encontrar o número de vértices aos quais a relação de Euler é aplicada.
V + F = A + 2
V + 11 = 19 + 2
V = 21 – 11
V = 10
Tendo 19 arestas e 10 vértices, chegamos à resposta letra b.
TAREFA 2: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA.
EQUAÇÕES DE RETAS
As equações lineares podem ser obtidas por equações de primeira ordem, onde as variáveis x e y existem no plano cartesiano. As principais expressões matemáticas são: equações gerais, equações básicas, equações simplificadas e equações por partes.
Além disso, de acordo com o número de seus pontos comuns, as principais classificações são:
- Linhas paralelas: não têm pontos comuns, são colocadas lado a lado, sempre na mesma direção, horizontal, vertical ou oblíqua;
[pic 14]
- Linhas verticais: há um ponto comum formando um ângulo de 90 °;
[pic 15]
- Linha horizontal: uma linha que cruza uma ou mais linhas.
[pic 16]
- Linhas de simultaneidade: têm direções diferentes e se encontram em um determinado ponto. A formação de um ângulo de 180 ° é chamada de ângulo suplementar;
[pic 17]
- Linha de coincidência: todos os pontos são iguais.
[pic 18]
Equação de linha geral
Dois pontos definem uma linha. Desta forma, podemos encontrar a equação geral da reta alinhando os dois pontos com o ponto genérico (x, y) da reta, ou seja, o plano cartesiano. A equação geral desta linha é definida como: ax + by + c = 0 onde a, b e c são constantes e a e b não podem estar vazios ao mesmo tempo.
TAREFA 3: SELEÇÃO DE VÍDEO.
Título do vídeo: Função polinomial do 1 grau - Definição e exemplo.
...