TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Recursos Humanos (HRM)

Artigo: Mercado de Recursos Humanos (HRM). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

A partir da explicação dos Subsistemas de Gestão de Pessoas, você conseguiu perceber a relevância desta área nas organizações e o quanto ela está presente na vida do trabalhador? É uma área dinâmica, sistêmica, que deve acompanhar as mudanças que constantemente estão presentes na sociedade e que afetam diretamente as organizações, sem perder de vista o olhar para o humano e a busca do bem-estar, da saúde e da qualidade de vida para todas as pessoas que delas fazem parte.

RESUMO:

Espero que você tenha gostado dos temas abordados até aqui! No decorrer desta webaula você refletiu sobre a relevância do trabalho para a vida do ser humano e conheceu as diferentes eras organizacionais que caracterizam a evolução da área de Gestão de Pessoas. Também aprendeu sobre o conceito de Gestão de Pessoas e o quanto é importante alinhá-lo ao planejamento estratégico da organização, mais especificamente à definição e prática da Missão, Visão e Valores organizacionais. Por fim, foram apresentados os processos, subsistemas e atividades estratégicas que compõem a Gestão de Pessoas, de forma que percebesse o alinhamento e interdependência entre eles.

Caro aluno, espero que você tenha compreendido todo o conteúdo abordado até aqui! O foco agora será apresentar alguns dos subsistemas da área de Gestão de Pessoas e algumas das ações que as compõem: Subsistema de Aplicação, Subsistema de Provisão ou Suprimento e Subsistema de Manutenção. Pudemos verificar, até o momento, que a Gestão de Pessoas é uma área vital para as organizações e está presente em todas as etapas do percurso profissional dos trabalhadores, bem como, perpassa por todas as outras áreas de gestão. Agora é a vez de conhecermos estes subsistemas e algumas de suas atividades estratégicas, compreendendo sua ligação entre si e com as demais áreas organizacionais.

Mas, antes disso, precisamos entender, mesmo que brevemente, como funciona o Mercado de Trabalho e o Mercado de RH, pois da análise desses dois fatores depende a condução das ações desses subsistemas de Gestão de Pessoas que iremos trabalhar.

QUESTÃO PARA REFLEXÃO:

Você certamente já ouviu falar em Mercado de Trabalho. Mas, sabe o que significa? E o Mercado de RH? Você sabe a diferença entre eles?

Vimos na webaula anterior que as organizações dependem das pessoas. E onde buscamos as pessoas para trabalharem nas organizações? Ou o contrário, onde as pessoas buscam as oportunidades de trabalho que as organizações oferecem para desempenharem seu exercício profissional? Estamos falando do Mercado de Trabalho e Mercado de RH. Vamos entender melhor!

Mercado de Trabalho (MT) é o contexto de trocas entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que os procuram. Ele é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas mais variadas organizações. O Mercado de Trabalho é condicionado por inúmeros fatores, dentre eles podemos destacar: a economia do país, a busca pela produtividade, a natureza e qualidade dos postos de trabalho, o mercado internacional, etc., por isso ele é dinâmico e sofre contínuas interferências (CHIAVENATO, 1999; 2010).

Mercado de Recursos Humanos (MRH) refere-se ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com