Metas na Gestão de Pessoas
Por: mystic2911 • 29/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 78 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Amanda Marchi
Diego José Debatin
Felipe Antonio Hoinatz
Germano Raul Razzini Felix
A DEFINIÇÃO DE METAS INADEQUADAS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS
Brusque
2022
Amanda Marchi
Diego José Debatin
Felipe Antonio Hoinatz
Germano Raul Razzini Felix
A DEFINIÇÃO DE METAS INADEQUADAS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho apresentado para a Disciplina de Consultoria Empresarial, pelo Curso de Administração do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), ministrada pelo professor Luciano Hausmann Souza.
Brusque
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................... 4
2 ENTENDENDO O PROBLEMA............................................. 5
3 O QUE SÃO METAS............................................................. 5
4 COMO DEFINIR METAS PARA GESTÃO DE PESSOAS… 6
5 MONITORAMENTO DE RESULTADOS............................... 6
6 CONCLUSÃO…………………………………………………… 7
7 REFERÊNCIAS…………………………………………………. 7
1 INTRODUÇÃO
No cenário empresarial atual, manter a motivação da equipe pode tornar-se uma tarefa difícil, assim como garantir o comprometimento dos colaboradores em prol dos objetivos da organização. Uma forma eficiente de atingir tais feitos é a definição e implementação de metas aos liderados, de forma organizada e benéfica para ambas as partes.
Para que isso seja possível é preciso estabelecer um planejamento claro e transparente sobre os objetivos e metas da organização juntamente com os colaboradores, com a utilização de ferramentas que possam auxiliar os gestores. Após desenvolver e aplicar as metas é preciso monitorá-las de perto e analisar se os resultados atendem as expectativas.
2 ENTENDENDO O PROBLEMA
É fato que toda equipe necessita de um norte e de metas claras para manter o alinhamento com os principais objetivos da empresa.
Não definir metas aos funcionários é um dos maiores erros da gestão de pessoas, pois impossibilita que o colaborador atinja seu nível máximo de produtividade por estar confuso e desinformado sobre os objetivos e expectativas da empresa e como atingi-los.
Muitas empresas encontram dificuldade na hora de estabelecer metas aos colaboradores, isso pode estar relacionado com a falta de vínculo entre as metas individuais dos funcionários e as metas da empresa. Metas definidas sem o devido planejamento, podem até gerar resultados em um primeiro momento, mas serão prejudiciais a longo prazo, distanciaram os objetivos da realidade da organização.
Outro erro muito comum ao definir metas inadequadas, é o tempo e esforço necessários para alcançá-la. Muitas empresas estipulam metas baixas e simples aos colaboradores, o que não motiva os funcionários a ter o melhor desempenho. Mesma situação com empresas que estipulam metas irreais e impossíveis de atingir com a equipe atual, desmotivando os colaboradores.
3 O QUE SÃO METAS PARA RH
Para compreender de fato como desenvolver e estabelecer metas aos colaboradores, o setor de RH precisa entender o que são metas e qual a diferença de metas e objetivos dentro da organização.
Pode-se definir como meta, uma projeção quantificada de um resultado que a organização deseja alcançar em determinado período. Para que seja possível mensurar o desempenho dos profissionais e motivá-los a um único objetivo, monitorando os resultados por meio de indicadores, afinal o que não é medido não é gerenciado.
Objetivo e meta podem ser facilmente confundidos, porém, são termos que expressam significados distintos. Objetivo diz respeito ao que a organização deseja alcançar a longo prazo e meta refere-se ao que será feito para atingir tal objetivo, sendo ela de curto prazo. Um mesmo objetivo pode ter várias metas.
Entendendo o conceito de objetivo e meta, a importância de estabelecê-los dentro do RH está relacionado com o direcionamento dos setores, ou seja, quando há uma meta para determinado setor, cria-se um norte para a equipe, que pode atuar de forma estratégica e priorizar funções que garantem seu desenvolvimento em prol dos objetivos empresariais.
No setor de RH as metas podem ser divididas em dois grupos: operacionais e estratégicos. As metas operacionais estão relacionadas às atividades do dia a dia, como prazos e tarefas do cotidiano. Já as metas estratégicas estão ligadas aos indicadores de desempenho, como produtividade, engajamento, turnover etc. Para definir as respectivas metas da organização é preciso entender o cenário atual da empresa.
...