Metodologia cientifica
Por: Gustavo Diemine • 28/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 877 Palavras (4 Páginas) • 388 Visualizações
Helicoverpa Armigera
Aspectos bioecológicos
Helicoverpa Armigera
- Introdução
- Aspectos biológicos
- Desenvolvimento e reprodução
- O que fazer e o que não fazer
- Curiosidades
- Conclusão
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar os aspectos biológicos da Helicoverpa armigera que e uma praga que esta aterrorizando as lavouras brasileiras pelo seu alto poder de destruição e por ainda não ter um método de combate efetivo. Vamos apresentar nesta nossa pesquisa todos os estágios da espécie que começa como lagarta ate se tornar uma borboleta.
O Brasil tem batido recordes seguidos de produção de grãos nas últimas safras, podendo em breve, segundo as previsões oficiais, tornar-se o maior produtor mundial. Na safra 2012/2013, a produção brasileira de grãos foi de 184,1 milhões de toneladas, um aumento de 10,8 % em relação à safra 2011/2012, com possibilidade de crescer mais ainda na safra 2013/2014.
Porem uma praga mais conhecida como Helicoverpa armigera foi identificada no Brasil neste mesmo ano da sua super produção de grãos e a sua identificação foi feita por (Hübner).
A Helicoverpa armigera e da família lepidóptero da família Noctuidae que são as borboletas e mariposas, e uma espécie exótica e polífaga e considerada uma super praga porque a lagarta e altamente agressiva, ataca principalmente a parte reprodutiva das plantas porem não dispensa nenhuma parte da planta ataca de maneira geral, a sua identificação e complexa e precisa ser feita por um especialista.
A Helicoverpa esta presente na Europa, Ásia, África, Oceania e na América do Sul, a sua primeira ocorrência registrada no Brasil foi feita no estado de Goias na safra 2012 - 2013.
Desenvolvimento e reprodução
[pic 1]
Esses são os ovos que passam por três estágios antes de eclodir, o seu tempo de maturação e de três dias, ao acabar de ser depositado sua coloração e branca e no terceiro dia sua coloração e acinzentada.
[pic 2][pic 3]
A lagarta tem o tempo de vida de duas a três semanas e suas coloração varia de acordo com a cultura atacada.
[pic 4]
A pupa tem o tempo de incubação de duas a três semanas.
[pic 5]
A borboleta tem o tempo de vida que dura dez dias.
Instantes da lagarta.
[pic 6]
O primeiro e o segundo estagio e muito difícil de ser identificado, somente a partir do terceiro que torna-se bem possível identifica-la, e quando ela chega ao seu ultimo estagio a lagarta já e uma ameaça concreta.
[pic 7]
Esta imagem representa o clico de vida da Helicoverpa Armigera.
Formas de ataque
[pic 8][pic 9]
Estas duas imagens representam bem o que a H. armigera faz com a lavoura pois ela ataca desde a germinação ate a frutificação, não dispensa nada das plantas ela ataca folhas, caule e fruto.
[pic 10]
Este e um mapa de infestação que representa exatamente os estados e as culturas que foi confirmado o seu ataque.
Armadilha
[pic 11]
Essa e uma forma de capturar borboletas onde e colocado hormônios que atraem a borboleta e é feita a sua captura para estudos.
O que não fazer:
- Não aplicar inseticidas preventivamente.
- Não aplicar inseticidas em baterias de aplicações ou calendarizadas.
- Evitar aplicações de inseticidas não seletivos.
Não e recomendado a aplicação de inseticida preventivamente pois pode gerar uma certa resistência no organismo da lagarta e quando tiver que aplicar o inseticida correto pode não fazer efeito.
Evitar a aplicação de inseticida não seletivo pois pode estar matando outro insetos que são benéficos a lavoura e consequentemente acabando com a biodiversidade.
...