Micro e macro economia
Por: grandeboysex • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.890 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PRIMEIRO DESAFIO – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
3 SEGUNDO DESAFIO - MÉTODOS QUANTITATIVOS
4 TERCEIRO DESAFIO - ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das micros e pequenas empresas depende, em grande parte, da capacidade, das habilidades e das características individuais de seus empreendedores no planejamento de seu novo negócio. O planejamento geralmente não garante o sucesso, mas serve, para minimizar os erros e otimizar as potencialidades e oportunidades da empresa, e assim, mantê-la em um ambiente cada vez mais competitivo.
Com base nas pesquisas realizadas sobre os desafios propostos, o presente trabalho tem como objetivo mostrar dados do Mini Mercado Ouro Verde Ltda. e algumas de suas características do setor de serviços, abordando questões fundamentais no estudo da administração de empresas.
- PRIMEIRO DESAFIO – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Analise de Mercado
a) Mini Mercado Ouro Verde Ltda., esta instalado na Rua Ouro Verde, 588, Bairro Capão Raso, Curitiba - PR.
Atividade principal: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados.
b) O perfil dos clientes no mercado é formado por jovens, adultos, idosos, crianças, a maioria moradores da região, de diferentes classes sociais, escolaridades, estilos e temperamentos, mas seu maior público predomina-se pessoas do sexo feminino, com idade média 28 anos e com uma renda média aproximada R$ 1.500,00.
c) Comportamento do consumidor: identificamos que os produtos mais procurados pelos clientes são cervejas (Skol, Kaiser, Bhrama e Sol), cigarro (Carlton), refrigerante (Coca-Cola), produtos de limpeza e alimentos em geral. Com o aumento dos preços ou a falta da marca preferida, o consumidor tende a comprar outro produto mais barato ou até mesmo deixa de comprar. O consumo médio de cada cliente varia muito, mas podemos calcular uma média de mais ou menos R$ 50,00 por consumidor a opção de pagamento preferida é a vista (dinheiro ou débito).
d) Revisão de preços: a empresa revisa regularmente seus preços e a decisão de aumentá-los ou mantê-los, depende diretamente de seus fornecedores e agentes econômicos.
e) A inflação: interfere diretamente nos preços dos produtos da empresa, porque a partir do momento que o preço de compra dos produtos aumenta, o empresário se vê obrigado a repassá-los ao consumidor final para não sacrificar muito sua margem de lucro.
f) Definição de preço: para definir por quanto o empresário vai vender o produto ele leva em consideração o preço de compra, as alíquotas de impostos inseridos sobre o produto e ainda antes da definição final, o empresário opta por pesquisar os preços praticados pelos concorrentes sobre o produto, para não fugir do preço de mercado e não vir a perder clientes.
g) Fornecedores: O departamento de compras é uma das partes essenciais, é daí que começa todo o processo. A compra da mercadoria, onde o administrador negocia o melhor preço, e define o preço da venda dos produtos, também define a quantidade a ser comprada.
As formas de pagamentos para seus fornecedores são à vista ou boleto com o prazo de 7 a 10 dias.
Por não ter um grande estoque, as compras na maioria das vezes são feitas conforme a demanda dos produtos compra-se o necessário para atender os clientes, pois tudo dependerá da saída de cada item, e também para não fugir dos prazos de validade dos mesmos.
A empresa faz comparativo de preços com fornecedores diferentes, buscando melhor preço de compra, para ser mais competitivo no mercado.
h) Concorrência: Existem dois concorrentes, o Mercado Tokarski e o Supermercado Matão. Suas principais estratégias de venda são as promoções de determinados produtos. O Mercado Tokarski opta por promoções no setor de açougue, enquanto o Supermercado Matão foca suas promoções na linha de bebidas. E ambos com o objetivo de atrair mais clientes para seu estabelecimento comercial e aumentando assim as vendas em geral.
As empresas possuem praticamente os mesmos produtos que são fornecidos pelos mesmos fornecedores, o que faz a grande diferença no mercado Ouro Verde são os preços e qualidade dos produtos e o atendimento.
O ponto forte dos concorrentes do Ouro Verde, se da ao tempo de atuação no mercado, e ao espaço físico dos mesmos.
Já o ponto fraco dos concorrentes do Ouro Verde, se da aos preços e ao atendimento.
A oportunidade que se da ao Ouro Vede é fazer maior divulgação e promoções dos seus produtos, melhorar seu layout e continuar atendendo bem os clientes e manter os produtos com bom preço e qualidade.
3 SEGUNDO DESAFIO - MÉTODOS QUANTITATIVOS
O método quantitativo é um recurso indispensável uma vez que se apresenta como uma ferramenta para a tomada racional de decisões gerenciais, substituindo as decisões empíricas utilizadas em grande escala.
O objetivo é resolver problemas de decisão nas áreas de economia, administração, finanças e organização em geral e isso com uma abordagem científica de tais problemas.
Significa quantificar dados, fatos ou opiniões nas formas de coleta de informações com o emprego de técnicas e recursos simples de estatística, tais como média, porcentagem entre outros, este método e muito utilizado no desenvolvimento de pesquisas.
Por a Empresa ser de pequeno porte e de administração familiar, a mesma não possui uma ferramenta de análise estatística específica.
Os principais índices financeiros utilizados pelo Ouro Verde são:
Balanço Patrimonial: onde o mesmo proporciona um melhor acompanhamento no desempenho da empresa.
Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE): analisam os índices os indicadores econômico-financeiros, demonstrativo de lucros e prejuízos acumulados, controle de capital de giro e fluxo de caixa provisionado e controle de estoque.
...