Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas
Por: re110 • 9/8/2021 • Trabalho acadêmico • 12.460 Palavras (50 Páginas) • 139 Visualizações
Trabalho de Conclusão de Curso
Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas
Turma 18
Recompensas e punições nos desenhos de programas de participação por resultados em empresas de grande porte
Rubens Paiva
Orientador: Prof. Dr. Jorge Palos
São Paulo, 2015
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
RESUMO
O trabalho a seguir apresenta como tema principal a análise dos programas de Participação nos Lucros e resultados presentes em empresas de grande porte. Diante de um contexto especial que, por conta da lei da lei 12.832/13 (uma atualização da lei 10101/00 que prevê a isenção de Imposto de renda em salários até 6000,00) incentiva a introdução desta ferramenta remuneratória pelas companhias. Porém, tratando-se de uma remuneração variável, procura-se observar se as empresas aproveitam a introdução de programas de Participação nos lucros para atrelar este pagamento aos objetivos estratégicos da Companhia, conforme a teoria diz a respeito de compensações variáveis. Desta forma, este trabalho apresenta antes de mostrar os resultados da pesquisa realizada, uma introdução a teoria de Remuneração fixa e variável, os comportamentos sobre recompensas e, sobretudo um relato geral sobre o histórico de Programas de Participação nos Resultados. Neste trabalho, utilizou-se o método descritivo, quantitativo com aplicação de questionários de forma aleatória, a fim de tornar viável este trabalho. Sendo o questionário submetido à aproximadamente 200 pessoas e obtendo 50 respondentes, quais 47 preenchiam o requisito básico da pesquisa, que era trabalhar em uma empresa que oferece PLR. Os resultados, de forma geral indicam que as empresas de grande porte implementam indicadores estratégicos em seus programas de participação nos resultados. Porém, há pontos como a comunicação dos programas aos colaboradores da companhia e a correlação entre as metas com a estratégia que sugerem uma atenção por parte das empresas, a fim de melhorarem os resultados esperados com os programas de PLR.
Palavras-chaves: Programa de Participação nos Lucros, PLR, Remuneração, Remuneração Variável, Estratégia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Justificativa 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 Sistemas de Recompensas 5
2.2 Componentes de Remuneração Total 6
2.3 Ambiente de Mudanças 6
2.4 Remuneração Fixa 8
2.4.1 Modelo funcional de determinação salarial (Centrados em Cargos) 8
2.4.2 Modelo pessoal de determinação salarial (Centrados em Pessoas) 10
2.5 Remuneração Variável 11
2.6 Participação nos Lucros e Resultados 12
2.7 Participação nos Lucros 14
2.8 Indicadores 15
2.9 Legislação 16
3 METODOLOGIA DE PESQUISA 19
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS 21
4.1 Caracterização dos Respondentes 21
4.2 Opiniões obtidas 26
4.3 Síntese das opiniões 40
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44
APÊNDICE: Questionário PPR/PLR/Bônus Anuais 46
INTRODUÇÃO
Diante da atual realidade do mercado de trabalho brasileiro, por um lado, está aquecido por conta do cenário econômico brasileiro, que apesar de não estar atravessando um excelente momento atualmente, colhe os frutos de uma política econômica estável e continuada desde os anos 1990, cujo fato que permitiu a geração e manutenção de milhares de empregos nos últimos anos possibilitando uma situação de pleno emprego na economia brasileira.
Já por outro lado, a intensa especialização das empresas acaba demandando profissionais mais qualificados para as posições desocupadas, porém notadamente há uma escassez de mão de obra qualificada.
E, devido a este cenário, os salários, fator de atratividade nas empresas, vêm aumentando de forma a proporcionar as companhias a atrair e reter as pessoas chaves para sua organização, de modo que os planos de remuneração nas empresas brasileiras vêm sendo cada vez mais aprimorados em resposta a este momento de mercado e até mesmo por conta da evolução organizacional destas companhias.
Desta forma, com o aumento crescente dos salários, principalmente os salários fixos, o pacote de remuneração vem sendo aprimorado em direção de aumentar a remuneração total do trabalhador, seja por remunerações indiretas (benefícios) ou por remunerações de médio ou longo prazo, condicionadas à atingimentos de metas e resultados.
...