TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no ambiente de trabalho

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.314 Palavras (14 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Motivação Profissional

 

Bianca Vieira

Bruna Freitas

Juliana Fraga

Suelen Florisbal

Tamiris Rocha

 Tutor: Professor João Santos

         

RESUMO

Por muitas vezes pensamos que o que nos motiva tanto na vida pessoal quanto na vida profissional é as coisas que acontecem ao nosso redor, mas na verdade a motivação é algo interno do ser humano.

Quando se fala de motivação dentro do trabalho, logo pensamos em aumento de salário, mas na verdade isso é um dos complementos dentre vários fatores que podem contribuir para a mesma.

As metas que colocamos em nossa vida é uma maneira de estarmos motivado, porque sempre estaremos buscando energia para alcança-las.

As empresas hoje em dia estão cada vez mais abrindo espaços para o colaborador, estimulando o seu interesse pelo trabalho, mostrando assim, que quanto maior o seu desempenho maior será o seu crescimento profissional.

Quando o colaborador está motivado dentro da organização ele estará sempre buscando novas possibilidades, ao invés de criar expectativas, não é o que rodeia que o impulsiona mas sim a força que vem de dentro que o leva adiante.

O colaborador motivado consegue motivar o restante da equipe.

Um dos principais fatores que levam a motivação é o colaborador estar fazendo o que gosta, isso o torna realizado e feliz, automaticamente motivado.

Os benefícios que uma organização pode oferecer aos colaboradores, pode também influenciar na automotivação, um bom relacionamento com os colegas, a organização disponibilizar de boas ferramentas para desempenhar bem o trabalho e principalmente um bom líder, que seja apoiador da mesma ideia e se disponha a ajudar a sua equipe.

Mas não podemos deixar de falar também sobre a desmotivação que anda ao lado da motivação.

Nós vivemos em uma era que não temos tempo pra nada, devido a correria do dia a dia acabamos ficando estressados e isso acaba que causando uma desmotivação.

No trabalho não é muito diferente, onde nos deparamos com obstáculos no dia a dia, a ser enfrentado, quando trabalhamos em um ambiente onde há muitos conflitos, divergências de opiniões, salários em atraso, excesso de trabalho, isso de alguma maneira também acabam contribuindo para a desmotivação.

  1. INTRODUÇÃO

A motivação está normalmente associada com o comportamento positivo, mas em diversas ocasiões a pessoa é favorável a realizar alguma coisa para se livrar das repreensões ou para alcançar uma gratificação.

Motivação é a conduta que é motivado por necessidades adentro da pessoa e que é orientado aos propósitos que consegue atender essas necessidades. Isto é, após a satisfação uma oportunidade, aparece a seguinte em seu devido e assim consecutivamente.

     A motivação no ambiente de trabalho precisaria ser analisada vendo não só o salário, mas da mesma forma, o bem-estar do trabalhador, a promoção que ele é capaz de alcançar, o seu valor adentro da organização, sua proximidade com o chefe, dentre outros motivos.

    Podemos localizar várias tarefas que ajudam os indivíduos a permanecer motivado, assim como por exemplo: conheça que a motivação está adentro de você e que ninguém conseguirá te motivar, contudo te encorajar; você tem que ter seus propósitos e suas metas, porque nenhuma pessoa consegue se motivar sem que tenha um objetivo, um alvo ou uma meta a realizar; conquistar o que você almeja e não o que os outros quer, e nem o que  a sua organização quer , vá a procura da sua alegria , sinta-se orgulhoso de você; seja sempre positivo, pois pensamentos negativos atrair só coisas ruins, e quando você  for fazer algo desmotivado você possivelmente não obterá sucesso.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

Motivação e desmotivação: duas faces de uma mesma moeda na vida do trabalhador

Este estudo foi realizado com o objetivo central verificar a automotivação e a desmotivação na vida do trabalhador. Baseada em um levantamento bibliográfico e estudo de caso.

Este artigo traz para considerações e reflexões o tema "motivação" e "desmotivação" como duas faces de uma mesma moeda. A importância da motivação e sobretudo da automotivação para o sucesso no trabalho. Quer compreender porque quando o funcionário é admitido em uma Organização, em geral está motivado e depois de algum tempo, vai perdendo esta motivação. Ainda busca conhecer o papel da automotivação na dinâmica da vida pessoal e profissional da pessoa e especificamente do trabalhador. A capacidade de se auto motivar é uma das mais desejadas habilidades humanas. Uma pessoa que consegue encontrar a motivação dentro de si mesma rompe barreiras. Ela não depende de ninguém para lhe dar um incentivo, não espera que as condições da vida sejam favoráveis, não deposita sua confiança no governo para que ela possa tomar uma atitude na vida. Ela simplesmente possui uma força "misteriosa" que lhe impulsiona para frente. A automotivação é a única verdadeira forma de motivação.

Qualquer outra forma de se motivar através de uma fonte externa é artificial, efêmera e condicional. Quando a motivação é através de um input externo, torna-se dependente daquele incentivo para agir. A motivação simplesmente se perde quando esse incentivo é retirado. Por outro lado, a pessoa auto motivada, ao não condicionar sua vontade para a ação a um elemento externo, coloca em si mesma toda a responsabilidade pela manutenção da energia que a impulsiona. Pessoas bem sucedidas, tais como empreendedores, acadêmicos, esportistas, artistas, escritores, possuem essa energia dentro de si e esse é com certeza um dos elementos do seu sucesso. A automotivação nasce naturalmente, ela não é buscada nem encontrada, ela é o resultado inevitável de uma vontade, de um desejo ardente e incontrolável. Quando um homem possui ideias, torna-se guerreiro, mas quando as ideias possuem o homem, ele se torna invencível. (GONDIM, 2002, pag. 133).

Segundo Campos (2007), se buscarmos as origens e os significados mais profundos sobre a motivação, retroagirá décadas e décadas e teremos dezenas de significados, conceitos e pontos de vista. Porém, todos direta ou indiretamente concluirão sobre a mesma "essência" do que é motivação. Mas não é o significado de motivação que será o escopo deste artigo e sim sua importância, seu envolvimento, sua influência positiva ou negativa em caso de ausência, junto à vida do trabalhador. Ouvimos com frequência alguém falando que "não está motivado" em seu trabalho, "não está motivado" com seu casamento, namoro, curso, vida, que está desmotivado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com