Módulo Organizações Contemporâneas Gestão por Competência
Por: camilajs • 15/8/2017 • Trabalho acadêmico • 4.056 Palavras (17 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
André Ferrante Canovas Diacow
André Jordan da Silva
Camila Jorge dos Santos
Luan Fellipe Soares Gadelha
Tatiane Cristina Odlevati
Wellington Pacheco Minervino
8o. Semestre – Turma 1
Módulo Organizações Contemporâneas
Gestão por Competência
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
André Ferrante Canovas Diacow - 167841
André Jordan da Silva - 199405
Camila Jorge dos Santos - 205522
Luan Fellipe Soares Gadelha - 201542
Tatiane Cristina Odlevati - 192440
Wellington Pacheco Minervino - 178739
Módulo Organizações Contemporâneas
Gestão por Competência
Trabalho elaborado pelos alunos do 8º período de graduação em Administração Geral, pela Universidade Metodista de São Paulo, como requisito de finalização da disciplina, Organizações Contemporâneas. A premissa é expor de forma clara e objetiva o domínio no tema a ser apresentado..
Orientador: Prof.º Douglas Filenga
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
RESUMO
As empresas, hoje, com as constantes mudanças no cenário organizacional, devido à globalização, devem buscar ferramentas que a façam competitivas no mercado. A gestão por competência é um método bastante eficaz para administrar uma equipe, de forma que a faça contribuir da melhor maneira para o crescimento da organização. Gestão por competências tem como objetivo captar e mensurar competências, fazendo com que cada elemento da empresa desempenhe sua função da melhor forma, buscando sempre melhorias em seu desempenho. Trazendo assim vantagens competitivas para a empresa. Ter competências para a realização de uma tarefa significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário. (RABAGLIO, 2001).
Palavra chave: Empresa, Gestão, Competência, Desempenho.
ABSTRACT
Companies today with the constant changes in the organizational setting, due to globalization, must seek tools that make competitive in the market. Responsibility for management is a very effective method to manage a team, so that makes best contribute to the growth of the organization. Competence Management aims to capture and measure skills, making each company element performs its function in the best way, always seeking improvements in their performance. Thus bringing competitive advantages for the company. Have the powers to carry out a task means having knowledge, skills and attitudes consistent with her performance and be able to put that potential into action whenever necessary. (RABAGLIO, 2001).
Keyword: Company, Management Skill Performance.
SUMÁRIO
1 Introdução 6
2 Artigo 7
3 Competência 10
3.1 Competências Individuais 10
3.2 Competências Organizacionais 10
4 Modelos de gestão por competência 11
4.1 Modelo Iceberg 11
4.2 Modelo Árvore das Competências 12
4.3 Modelo Casa das Competências 13
4.4 Modelo Pirâmide das Competências 13
4.5 Modelo de competências como fonte de valor. 14
4.6 Modelo de Desenvolvimento de Competências Gerenciais 16
4.6.1 Avaliação do desempenho por competência. 18
4.7 Modelo avaliação 360º 19
5 Conhecimento, habilidade e atitude 21
6 Considerações finais 23
Referências 24
1 Introdução
Desde inícios do século xx o termo competência foi inserido no contexto organizacional, mas foi a partir de 1970 que o termo adquiriu maior relevância nos meios acadêmicos e corporativos (CARBONE et tal., 2009, p. 42).
Nas últimas décadas, grandes mudanças político econômica ocorreram em todo o mundo, impactando diretamente as organizações que vêm continuamente em busca de crescimento e maior competitividade.
Tais transformações têm feito com que as organizações dêem maior atenção a aspectos, que por muitas vezes não são levados em consideração. Essas mudanças têm feito com as empresas reflitam sobre o seu negócio, e as competências necessárias que o faz competitivo no mercado. O indivíduo por sua vez, também se preocupa em desenvolver suas habilidades pessoais, para garantir um bom posicionamento no mercado.
O modelo de gestão por competência é um modelo estratégico, utilizado pela área de RH, que visa não somente divisão de trabalho e descrição das tarefas, como os modelos tradicionais, e sim gestão por competência que consiste em identificar e desenvolver a equipe de trabalho, entendendo que esse é seu maior recurso e principal diferencial de posicionamento no mercado.
Para Nonaka e Takeuchi (1997), gestão do conhecimento é entendida como a capacidade da organização criar um novo conhecimento, sendo capaz de difundi-lo internamente como um todo e incorporá-lo a seus produtos, serviços e sistemas, apoiando-se em três pilares essenciais: colaborar, compartilhar e consultar.
...