NSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Por: gutemberg300 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.121 Palavras (17 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SÃO PAULO - SP
2015
ALINE CALIXTO – RA C14HGD-4
GUTEMBERG DOS SANTOS SOUSA – RA C387ED-7
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
[pic 2]
SÃO PAULO – SP
2015
Sumário
Introdução
1. Fundamentos da Tomada de Decisão
2. Estudo de Caso
2.1 Perfil da Organização
2.1.1 Apresentação da empresa
2.1.2 Força de Trabalho
2.1.3 Produtos e clientes
2.1.4 Principais Concorrentes da Organização
2.1.5 Principais Insumos
2.2 Estrutura Organizacional
2.2.1 Descrição da Estrutura Organizacional
2.2.2 Descrição das Condições Ambientais Encontradas na Empresa
2.2.3 Avaliação Estrutural da Empresa
2.2.4 Recursos Utilizados na Medição de Desempenho da Estrutura
2.2.5 Estratégia da Organização
2.3.1 Questões
3. Análise e Sugestões de Melhoria
Referências Bibliográficas
Anexos
Introdução
O objetivo das Atividades Práticas Supervisionadas é possibilitar uma vivencia das teorias apreendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso, associando-as com o que de fato ocorre nas empresas, no dia a dia de forma geral.
Visa favorecer aos alunos, um meio de reflexão critica da realidade, a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma organização em situação real.
Com o objetivo de imergir no contexto de uma organização proporcionando maior compreensão dos fundamentos teóricos e técnicos relacionados à estrutura organizacional e processos decisórios, o grupo espera poder acompanhar a importância de uma estrutura organizacional para uma tomada de decisão, suas finalidades, eficiência e eficácia.
Com o auxilio das disciplinas básicas, Estruturas Organizacionais e Processos Decisórios, podemos avaliar as condições ambientais, etapas de uma tomada de decisão, métodos de trabalho, qualificação de funcionários adequados, que uma organização disponibiliza para uma finalidade desejada.
No perfil da organização é feito uma analise geral da forma de atuação, histórico da organização, produtos e força de trabalho, analisando concorrentes, ambientes competitivos, diferenciais da empresa, principais processos e segmentos adotados.
A busca pela excelência da decisão é um trabalho continuo através dos objetivos estratégicos da liderança, de seu direcionamento responsável, do envolvimento e conhecimento incessante e do desenvolvimento e melhoria dos processos, utilizando estruturas e ferramentas de gestão que permitam o alcance das metas estabelecidas.
Vamos utilizar como fonte de pesquisa a empresa Contene Indústria e Comercio de Plásticos Ltda.
- Fundamentos da Tomada de Decisão
Peci e Sobral (2008) fundamentam o processo da tomada de decisões como parte essencial de um administrador, pois muitas destas podem assumir um papel estratégico para o futuro da organização, no entanto, ressaltam que, também há dois fatores que implicam nesta ação, primeiro, a dificuldade de se prever o futuro, quando a decisão é realizada num momento de incerteza e que a eficácia do resultado apenas poderá ser verificada após sua implementação e o segundo fator é o processo de se reverter uma decisão errada.
Segundo Peci e Sobral (2008), para alguns autores, a tomada de decisão possui o mesmo significado de administração, pois se referem aos administradores como tomadores de decisões, pois é o conjunto de decisões que permitirá à organização resolver os problemas e aproveitar as oportunidades para então alcançar seus objetivos.
Neste ambiente de tomada de decisão o administrador necessita de respaldos, informações e alternativas para avaliar a melhor deliberação, sendo que, a imprevisibilidade pode acompanhar este meio, devendo-se avaliar a escala da completa certeza à completa incerteza.
O fator certeza, risco e incerteza são definidos pelos autores Peci e Sobral (2008, pg. 101) da seguinte forma:
Certeza, situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível.
Risco, situação na qual não é possível prever com certeza quais são os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar uma probabilidade de que determinado evento venha a acontecer.
Incerteza, situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta. Neste caso os administradores não conseguem estimar com precisão os riscos associados a cada alternativa.
...