O AMBIENTE ORGANIZACIONAL, AS MUDANÇAS E O INDIVÍDUO
Por: fabioz • 6/7/2016 • Resenha • 4.800 Palavras (20 Páginas) • 267 Visualizações
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL, AS MUDANÇAS E O INDIVÍDUO
PORQUE OCORREM AS MUDANÇAS:
- Globalização – Pode ser entendida como vários fatores atuando juntas. Hoje na atualidade, a gente lida no pais onde as barreiras foram diminuídas, tanto de riquezas, tanto culturalmente falando, entre interações de mídias, principalmente por causa da tecnologia, nos lidamos com muito mais acesso, eu consigo conversar com pessoas de outros países, assim como todo mundo. A globalização permite que as riquezas sejam compartilhadas, em que a informação seja compartilhada de pais entre pais. Este é o objetivo da globalização, tornar o mundo até então desde sua idade primitiva totalmente separado e trazer a ele uma interação conjunta, interação continua.
-Expansão cultural – A expansão cultural vem de um conjunto de trocas de entidades culturais. Cultura se refere a costumes, a uso de um país, a forma de vida de um pais, a forma que um país leva sua economia, a forma que o país leva sua sociedade. E mais uma vez falamos em redução de barreira, assim como na globalização, nós tratamos cultura como uma forma de interação entre países, a expansão cultural traz a troca em países e entre outro, desta forma você pode compreender então, que quando falamos em expansão cultural, nós estamos falando de troca, nós trocamos nossos costumes, nossos hábitos com outros países, e tudo isso vem trazendo mudanças. Exemplo: se um país traz uma interação conosco, ele traz uma nova forma de fazer gestão, com é hoje os Estados Unidos, que lançam tendências de Gestão, lança novas formas de pesquisa, e o Brasil acompanha estas pesquisas. Universidade com Harvard trazem para o país inovações de maneira de fazer gestão e automaticamente nós tendemos a copiar países que estão desenvolvidos, ou países de primeiro mundo, trazendo expansão cultural, reduzindo barreiras entre países e começamos a gestionar nossas empresas de forma tendenciosa, de copiar cultura ou a vivencia-la, copia-la ao nosso modo de vida.
-Fatores econômicos e sociais – eles podem ser entendidos junto com a globalização e com a expansão cultural. Você pode entender fatores econômicos como: uma economia de um pais desenvolvido ou de uma pais emergente afeta diretamente países subdesenvolvidos. Hoje o Brasil é um país emergente e pode nas suas economias e no modo de suas transações podem afetar países que ainda este em desenvolvimento ou são subdesenvolvidos. Os Estados Unidos e Japão são potencias econômicas, estas potencias podem ocasionar mudanças em países como o Brasil. Ex: se a Bolsa de valores dos Estados Unidos despenca, automaticamente os investidores brasileiros e os investidores estrangeiros tendem de reduzir seus investimentos dentro do pais, isto afeta em uma mudança econômica. As mudanças sociais são da mesma forma, crises sociais de um país afetam outros países. Assim se tivermos uma crise política vivida dentro de uma pais, esta mesma crise pode afetar diversos países, pode comprometer o grau das receitas de uma pais, o grau de confiança dos consumidores e de investidores, tornando a economia aboleta ou estagnando a economia de um pais.
Desta forma globalização é expansão cultural, fatores econômicos e sociais afetam diretamente as mudanças.
No mercado de trabalho estas mudanças são sentidas diretamente nos cargos e funções.
Em uma mudança de uma país, uma mudança estrutural, principalmente numa forma de gestão, se eu sou analista dentro de uma empresa e sofro esta mudança dentro do país, automaticamente estou sofrendo uma mudança no meu cargo, eu preciso reforçar as maneira de como eu faço minhas atividades e da mesma forma que eu mudo as maneiras que faço minhas atividades eu mudo a minha função, ou seja continuo sendo analista administrativo mas agrego funções, ou seja, as mudanças atinge diretamente os cargos e funções. Vamos entender desta forma: Se uma empresa resolve expandir suas fronteiras comerciais para a exportação, ela cria um novo setor exportação ou importação, quando se cria este novo setor e se cria uma nova forma de fazer, ela começa a exportar, ela começa a tirar seus produtos de dentro do pais e leva-los para vender para outros países. Ela precisa mudar seus cargos, ela precisa automaticamente que seus empregados aprendam novas línguas, novos idiomas para atender a demanda e automaticamente também ela muda o processo de fazer gestão, lidando com novas culturas, lindando assim com o fenômeno da globalização com novas maneira de gestionar.
[pic 1]
Quando falamos em mudanças, as empresas procuram pessoas com diferencial competitivo, na imagem do slide vemos um ponto destacado em azul mais forte, ele se refere a uma pessoa. Vamos imaginar uma capacidade destacada, existe uma fila de pessoas em um banco de currículos, esta pessoa está competindo por uma vaga, a competência desta pessoa se destaca das demais, ou seja, o conjunto de atributos que ela detém se destaca dos demais. As empresas buscam pessoas como ela, com competências distintivas, destacadas no mercado de trabalho.
Os restantes são pessoas que detém dos mesmos conhecimentos, que desempenham atividades da mesma maneira, mesma formação, mesmo perfil profissional e as mesmas experiências profissionais, e a pessoa que se destaca está logo ao meio, que tem o diferencial competitivo. Desta forma as empresas detêm de um único recurso que não imitável, que é os recursos humanos, o capital intelectual.
As formas que as empresas têm de manter sua capacidade competitiva é investir em talentos, investir em talentos intelectuais, pessoas bem treinadas, pessoas bem treinadas pelo mercado, pessoas que tem o diferencial. Ex: você vai a uma loja e é bem atendido, outro dia você vai novamente já não é o mesmo vendedor e é mal atendido, você tende a mudar de loja quando não é bem atendido. Este é o diferencial da atualidade, que são pessoas que se destacam pelo seu trabalho prestado, pessoas que conseguem elevar a empresa e que não são copiadas.
[pic 2]
Competências é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. (CHA). É aquilo que você aprende. Conhecimento vem da carga de estudos, na escola, faculdade, dos cursos feitos etc. Enquanto você está crescendo em conhecimento, espera-se que suas habilidades se desenvolva, ou seja, capacidade é habilidade de fazer algo.
Conhecimento em prática – habilidade no conhecimento, em uma tarefa que seja.
Quando falamos em atitudes, nós falamos dos dois, que usamos no dia a dia, atuando em um profissional.
...