O Artigo Importaçção
Por: Marcela Fernandes DE Faria Pinheiro • 4/7/2017 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Este trabalho consiste em apresentar de forma simples e clara a estrutura um departamento de Importação de uma empresa de alimentos, todo o fluxo interno necessário desde o inicio de uma compra até sua finalização, todos os departamentos que o processo percorre e assim buscando uma melhoria no processo para que possa se tornar mais dinâmico, sendo que o processo de importação em geral é um processo burocrático, demorado e trabalhoso, tendo em vista o futuro da empresa com o crescimento e aumento de seus processos demando um maior controle em seus processos de Importação de produtos de revenda, matéria prima, consumo e maquinários.
REVISÃO DE LITERATURA :
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode se dar por via aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. Quando mais de um tipo de transporte é utilizado para entrega, chamamos de transporte multimodal.
Segundo OLIVEIRA (2013), Planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:
A empresa apresentada possui um departamento de importação composta por um analista de importação que responde atividades para o coordenador de suprimentos e para o gerente de suprimentos, o departamento de importação está inserido dentro da estrutura do departamento de suprimentos da empresa. Todas as importações da empresa é operacionalizada por este departamento, seja esta importação bens de consumo, imobilizado, matéria prima ou produtos para revenda. No momento a maior demanda do departamento são produtos para revenda, esta demanda gerada pelo departamento comercial interno da empresa.
Além do analista de importação operacionalizar toda a importação demanda, o mesmo é responsável por contatos externos juntamente a desenvolvimento de novos fornecedores, envio de informações solicitadas para o desenvolvimento, negociação de preço, controle da programação da demanda entre demais solicitações demandadas pelo departamento solicitante da importação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Com a descrição detalhada do processo podemos notar a complexidade na pratica da teoria encontrada nos livros de comércio exterior, pois a importação é burocrática, segundo estudos o Brasil considera-se o país mais demorado em liberações principalmente em portos. O Brasil é considerado o campeão de atrasos de liberações alfandegárias. Tendo como base a burocracia que encontramos externamente, as empresas internamente devem procurar simplificar ao máximo seu processo interno, para que assim o processo se torne mais dinâmico e o analista de importação tenham um melhor desempenho de acompanhamento dos processos.
...