O BALANCEAMENTO DE LINHA PASSO A PASSO PARA DESENVOLVIMENTO
Por: Lucas Agostinho Martins • 7/4/2021 • Monografia • 474 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
BALANCEAMENTO DE LINHA
PASSO A PASSO PARA DESENVOLVIMENTO
1 identificar a situação atual, ou seja, aquilo que já existe.
1.2 identificar a restrição do sistema, gargalo. Será sempre o maior tempo de operação que faz a menor quantidade de peças por hora.
Obs: A unidade de tempo da operação deve ser a mesma da hora.
1.3 A quantidade de peças da restrição será a quantidade produzida por hora pelo sistema.
1.4 definir a quantidade de peças feitas por operador ( eficiência peças hora homem ). É a media que cada operador faria sozinho. Basta dividir a quantidade de peças feita pelo sistema pelo numero de operadores.
2 identificar o custo industrial composto basicamente pela somatória dos valores individuais por peça, da mão de obra, meios de produção e matéria prima.
Obs: O custo da mao de obra deve ser por hora e pra isso basta dividir o custo mensal do operador pelo numero de horas trabalhadas no mês.
2.1 O custo da mão de obra por peça é obtido através do custo da mão de obra por hora, dividido pelo numero médio de peças feita por cada operador ( eficiência peças hora homem ).
2.2 A definição do custo do meio de produção, que representa os recursos/equipamentos industriais utilizados na confecção do produto, é obtido pelo custo horário desses equipamentos dividido pela quantidade horaria produzida pelo sistema.
2.3 O custo da matéria prima geralmente já é fornecida individualmente, caso contrario, o consumo por peça deve ser definido.
2.4 a somatória das três etapas acima, custo mão de obra, custo meio de produção e custo da matéria prima, definirão o custo industrial, ou seja, quanto custa pra produzir o produto.
2.5 para definir a margem de lucro basta subtrair o custo industrial do preço de venda do produto. A margem de lucro e o que excede os custos. O preço de venda é a soma do custo industrial com a margem de lucro.
3 O percentual de produtividade só poderá ser apresentado a partir de uma proposta de melhoria para que aja um valor para comparação.
3.1 Esse percentual de produtividade deve ser obtido através da comparação de produção que ocorre entre a condição atual e a proposta.
3.2 Essa comparação é obtida da variação da quantidade de peças produzida pelo sistema ou da media produzida por cada operado, ou seja, pela eficiência peças hora homem.
3.3 Sempre que a proposta apresentar melhoria deve-se dividir o valor menor pelo maior e o resultado deve ser multiplicado por 100 para obtenção do percentual.
3.4 Esse percentual representa a importância do valor menor em relação ao valor maior e o percentual de produtividade que desejamos é a diferença que será obtida subtraindo esse percentual de 100%.
4 Para cálculo do percentual de economia deve-se usar os valores obtidos na margem de lucro da condição atual e da proposta de melhoria, dai pre frente devemos usar os mesmos critérios do item 3.
Prof. Mauro Rodrigues
...