TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRICULO AUDIVISUAL

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

2 PERFIL DO CONSUMIDOR

No atual cenário mercadológico, os comportamentos de compra da população mudam de forma constante, tornando-se de extrema importância entender e traçar o perfil do consumidor, para que assim possa-se fazer uma comunicação direcionada e eficiente. Nesse sentido, tem-se como principais aspectos para a realização deste estudo, as características comportamentais (benefícios procurados, uso do produto, ocasiões e situações e etc) e os fatores de influência na compra (culturais, sociais, pessoais e psicológicos). No presente trabalho, analisa-se o perfil de um usuário mais velho, predisposto a área do conhecimento, ou seja, que goste de estudar.

Em um âmbito geral, têm-se um consumidor, seja ele homem ou mulher, com idade entre 60 e 70 anos, de classe social A/B, ativo e independente, moderno e ousado, aberto a novos conhecimentos e desapegado de sua família. O desenvolvimento deste perfil (inicial), se dá a partir do fator universitário, social e cultural. Onde há a necessidade de um idoso que esteja fora dos padrões intitulados pela sociedade.

Em relação as características comportamentais, compreende-se um usuário que busca como principais benefícios, manter-se ativo (corpo e mente), o aprendizado em novas áreas, o sentimento de inclusão e o afastamento da solidão. Por conseguinte, a utilização do produto (cursos universitários especiais) ocorre em seus momentos de lazer, junto a pessoas mais jovens, como forma de integração social e atividade psicoemocional, onde o idoso trabalha sua mente e distancia-se da concepção tradicional, proveniente do idadismo, de debilidade.

No sentido cultural, pode-se dizer que a influência na decisão de compra, se dá  a partir do momento em que os consumidores que tiveram maior contato, ao longo de suas vidas, com o estudo e que desenvolveram-se através de uma cultura ativa, independente e aberta , interessam-se mais facilmente pela oportunidade de voltar a estudar. Pode-se dizer, que os principais meios incentivadores neste processo são a família e os amigos do idoso. Sobre os fatores motivacionais, como já dito antes, têm-se a busca por se sentir útil e a necessidade de manter a mente ativa.

Um outro ponto fundamental a ser desenvolvido, quando se discute a respeito do perfil do consumidor, é a persona, ou seja, a representação fictícia do cliente ideal.  Neste sentido têm-se Roberto, professor, aposentado, 65 anos. Financeiramente independente, preocupa-se com sua saúde (física e psicológica) e busca novos desafios e aprendizados para sua vida. Possui facilidade em se integrar socialmente e tem como alguns de seus hábitos a leitura e a prática de esportes.

Em suma, pode-se dizer, o perfil do consumidor estudado, se enquadra no estilo de vida Bon Vivant, que segundo Marco Morsh (2011), é um grupo social de idosos alegres e realizados, que possuem boa situação financeira e amam viver intensamente. Embora aposentados, buscam novas atividades, hobbies e amizades. Geralmente possuem boa saúde, são espirituosos e jovens de espírito. Passam a maior parte do tempo fora de casa. Aderem facilmente a novos produtos, praticam esportes e têm vida social ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com