O Canal de distribuição física
Por: MarinaraSilva • 14/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CECIESA
Curso: Administração
Disciplina: Administração de Materiais
Canais de Distribuição Física
Acadêmicas:
Andréa Santos Paschoalini
Lara Karoline Faustino
Luisa Barbier Santos
Marinara Marlete da Silva
Novembro, 2017
Introdução
Independente se a sociedade é industrializada ou não os produtos devem ser fisicamente movimentados ou transportados entre os locais onde foram produzidos para os locais onde serão consumidos, sendo assim um método que as empresas utilizam para tal movimentação é o canal de distribuição física.
Os canais de distribuição física são de suma importância para as organizações, pois o mesmo é um método utilizados pelas empresas para levar seus produtos aos seus clientes, ou consumidor final, este processo também engloba uma considerável cadeia de atividades que estão inter-relacionadas ao atendimento ao cliente e aos custos acarretados neste atendimento.
O seguinte trabalho abordará aspectos conceituais dos canais de distribuição, tendo como enfoque as formas de distribuição física, as atividades do sistema e seus objetivos.
Conceituação
Canal de distribuição corresponde a uma ou mais organizações ou indivíduos que participem do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou usuário final. Algumas empresas entregam diretamente a seus clientes, porém, a grande maioria utiliza outras empresas ou indivíduos para distribuir todos os seus produtos ou alguns deles ao cliente final. Essas empresas ou indivíduos recebem o nome de intermediários. Exemplos de intermediários são atacadistas, agentes, empresas transportadoras e proprietários de depósitos.
Geralmente existem dois canais envolvidos. O Canal de Transação relaciona-se à transferência de propriedade. Que possui a função de negociar, vender e contratar. O Canal de Distribuição que tem como função atividades relacionadas a transferência ou entrega de produtos ou serviços.
A distribuição física é de extrema importância. Geralmente, fabricantes, clientes e clientes potenciais estão geograficamente bem distribuídos. Se os fabricantes atendem apenas a seu mercado local, acabam restringindo seu potencial de crescimento e lucro. Mas quando uma empresa estende seu mercado, ela pode ganhar economias de escala na produção, reduzir o custo de compra, obtendo descontos sobre o volume, e aumentar sua lucratividade. A produção acrescenta valor de forma a um produto, tomando as matérias-primas e criando algo mais útil.
Os tipos específicos de transporte ideal para os materiais serão determinados de acordo com uma série de fatores, como:
- Os canais de distribuição que a empresa utiliza
- Os tipos de mercados atendidos.
- As características do produto.
- O tipo de transporte disponível para levar o produto.
Formas de Distribuição Física
Existem três tipos de Canais de Distribuição sendo eles:
Hibrido: Que quando a empresa utiliza intermediários, mas ainda sim assume parte do processo de contato com seus clientes. Um exemplo disso seria quando a empresa anuncia seus produtos na internet, porém indicam quais são os distribuidores autorizados a fazer a venda física do produto.
Direto: É quando a empresa distribui seu produto diretamente ao consumidor final. Um exemplo disse seriam as marcas Mary Kay e Avon que possuem sua própria rede de revendedoras que vendem de’’ porta em porta’’.
Indireto: É quando a empresa utiliza intermediários para chegar até o consumidor final.
Atividades do Sistema de Distribuição Física
Um sistema é um conjunto de componentes ou atividades que interagem entre si. No sistema de distribuição se tem seis atividades inter-relacionadas que afetam o atendimento aos clientes e os custos acarretados por este atendimento:
1. Transporte: envolve vários métodos de movimentar os produtos fora das dependências da empresa. Para a maioria delas, o transporte é o maior custo de distribuição, geralmente correspondendo a um valor entre 30 e 60% dos custos de distribuição.
2. Estoque de distribuição: inclui todo o estoque de produtos acabados que estão em qualquer ponto do sistema de distribuição. Em termos de custos, é o segundo item mais importante do sistema de distribuição, correspondendo a cerca de 25 a 30% do custo total de distribuição.
3. Depósitos (Centro de distribuição): a administração de depósitos envolve decisões sobre a seleção de um local, sobre o número de centros de distribuição do sistema, sobre a disposição dos itens e sobre os métodos de recebimento, armazenamento e retirada de produtos.
...