O Capítulo Estudo de Caso
Por: yuricmacedo • 1/7/2022 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
Estudo de Caso: A reestruturação operacional da Embraer – Capítulo 9
Aluno: Yuri Macedo
- Os fatores contingenciais que influenciaram a crise da Embraer antes de sua privatização foram a crise fiscal brasileira (que gerou prejuízos devido à falta de financiamento para projetos da empresa) e a redução no setor de defesa brasileiro após o fim da ditadura militar, que reduziu as vendas da companhia.
A competitividade da empresa não foi assegurada devido ao foco de produção ser dos técnicos e engenheiros, logo não havia pesquisa de mercado para inovações e melhorias.
- O projeto ERJ-145 surgiu quando empresas que já eram clientes da Embraer exigiram aeronaves mais modernas; esse projeto, portanto, passou a ser prioridade após o movimento de reestruturação da empresa.
Para superar os obstáculos, a Embraer reduziu custos de projeto e de montagem; pensando no financiamento, a empresa foi atrás de parceiros no Brasil e no mundo, além de suas estratégias para atrair mais clientes.
Para reduzir os custos de produção, as soluções encontradas foram a automação das linhas de montagem, a escolha de materiais comuns em detrimento de ligas metálicas mais caras e o emprego de realidade virtual.
- Podemos
- Dentro do que nos mostra o estudo de caso podemos afirmar que não, pois a implantação do projeto foi um sucesso e alcançou plenamente seus objetivos. Assim, a abertura de novas agências deve seguir esse modelo já efetivado, o que não traria problemas para a situação organizacional da empresa. A etapa mais difícil foi a implantação do projeto, que inclusive gerou gastos financeiros de 3,5 milhões, mas agora, já tendo criado o catálogo e o com as ações implantadas, deve-se apenas manter as novas aquisições dentre desse padrão.
...