O Caso ACME Na Administração
Por: atbestudante • 22/6/2020 • Trabalho acadêmico • 814 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
- O que diferencia o HMTF das outras organizações gestoras de PE/VC?
A Hicks, Muse, Tate e Furst (HMTF), é uma gestora de fundos fundada em 1985, com o nome Hicks & Haas apenas, que cresceu consideravelmente até o ano 2000 devido à sua estratégia agressiva de captação de recursos. Utilizam a estratégia “buy-and-build” em seus investimentos que consiste na aquisição de uma empresa plenamente funcional e investimentos em projetos menores através da mesma. A HTMF atua em diversos setores, possuindo uma boa diversificação. Nessa linha agressiva de crescimento, a ela também possui interesse expandir seus negócios de forma internacional.
- Que tipo de estrutura legal a HMTF utiliza para fazer seus investimentos? Descreva e compare com o Brasil.
A HMTF serve como intermediária entre investidores e empresas que buscam capital. Em outras palavras, ela é uma gestora de fundo de capital comprometido que investe em outras empresas a fim de obter o retorno prometido/desejado para os investidores. Para isso, ela adquire participação total ou parcial de empresas. Essas podem ser desde capital fechado até de capital aberto. Como detalhado no case, a HMTF utiliza como estrutura legal a PIPE (Private Investments in Public Companies), que consiste em aquisição de ações de empresas que não estão registradas na SEC, por não quererem ou por não estarem habilitadas a estar. Esse tipo de investimento tem alguns benefícios como menor burocratização do processo e maior agilidade, sendo então uma forma de financiamento mais barato para as empresas que buscam recursos. No Brasil temos o FIP (Fundo de Investimento em Participações) regulado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, através da ICVM 391/2003. Esses investimentos são realizados através de debêntures, compra de ações, dentre outros títulos.
- Descreva a tese de investimentos da HMTF (foco setorial, estágio, modalidade, etc). Posicione a HMTF no ciclo da indústria de PE/VC.
Existem 4 principais etapas do ciclo de PE/VC:
1 – Fundraising (Captação de recursos);
2 – Deal flow (Origem e seleção do fluxo de oportunidades);
3 – Investment (Negociação e estruturaçao de investimentos;
4 – Exit (Desinvestimento, saída dos investimentos feitos);
Após a conclusão da 4 etapa, a gestora volta a repetir esse ciclo, quantas vezes achar necessário. No case, a HMTF está na etapa 1 – Fundraising. O fundo tem como target empresas de médio a grande porte já solidificadas no mercado, que possuem menor risco, e buscam realizar aumento do retorno dessas empresas através da melhoria de indicadores de eficiência. Ele realiza o buyout e após atingir o objetivo, realiza o desinvestimento. O fundo não tem perfil de investir em novas ideias/negócios.
- Descreva que garantias a HMTF está oferecendo para os investidores de seu novo fundo? Qual sua opinião e por quê você acha que a HMTF está fazendo tal oferta? Quais as implicações para a HMTF, investidores, empreendedores, etc?
A HMTF está oferecendo um retorno de 20% sobre o capital investido como garantia, caso ocorra o pior cenário, a liquidação de todos os títulos. Pessoalmente, me parece uma garantia bem ousada. Ela é real? Essa garantia é contratual, ou só de boca? Assumindo que seja real, e considerando a boa reputação da HMTF, me parece boa, bastaria analisar as outras oportunidades de investimento dos $40 milhões da ACME. Uma garantia apresentada dessa forma me soa como desespero, grande necessidade de angariar fundos. Considerando a garantia como verdadeira, pode ser também uma grande confiança na sua própria expertise. Para os investidores, cabe o tempo ara o fundo conseguir atingir seu target de capital para operar, após isso, ainda ter a garantia para se realizar dentro de 5 anos. O empreendedores que buscarem capital através do fundo, terão uma oportunidade menos custosa do que teriam com um financiamento.
...