O Conceito de Código de Barras
Por: VANIERSALDANHA • 15/3/2018 • Artigo • 550 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
Conceito de Código de Barras
Numa definição técnica o código de barras é uma representação gráfica de dados, que permite a rápida captação de dados, velocidade nas transações, precisão nas informações e atualização em tempo real e isso implica maior controle, diminuição de erros, gerenciamento remoto, velocidade no atendimento de pedidos e clientes, redução de custos. (GS1 Brasil).
De acordo com Costa (2005), códigos de barras são “Representações gráficas de caracteres numéricos ou alfabéticos, formado por combinações distintas de barras e espaços em sequência. Seguem uma lógica determinada conforme o padrão do código utilizado.”.
Segundo Ballou (2006), hoje o código de barras e um meio preferencial de entrada de dados, permitem a identificação de produtos, embalagens e remessa mediante a leitura ótica de um sistema numérico. Isso facilita a transferência rápida e precisa de dados, bem como sua manipulação por classificação, seleção e rearranjo em informações necessárias ao planejamento.
Código de barras é uma serie de números e barras que, ao serem lidas opticamente, imprimem um cupom fiscal com a descrição detalhada do produto. Ou seja, “o código de barras nada mais é do que uma representação gráfica, uma serie de linhas claras e escuras que equivalem a uma determinada formação numérica”, o seu uso proporciona uma linguagem entre parceiros de negócios. (Severo, 2006).
O código de barras é uma sequencia numérica que nos possibilita a leitura de dados com velocidade, informações em tempo real, de forma que conseguimos reduzir erros humanos de digitação.
A leitura do código é bem simples: através de uma luz o leitor capta a imagem do código que e recebida no computador e é decodificada. Após a decodificação, a partir disso a leitora responde para o computador as informações que estavam no código lido, como se fosse digitado manualmente. Com isto, a entrada de dados no computador e feita de forma rápida e com baixo risco de erros.
Implantação de código de barras
Descrição do Problema
A necessidade da implantação nasceu em função da dificuldade no processo de controle estoque de matéria prima mais especificamente chapas de aço. O Controle de estoque desse tipo de matéria Prima e feito da seguinte forma:
- Recebimento da matéria prima (chapa de aço):
Conferência física do material, espessura, largura, comprimento e quantidade conforme descrito no AR (nota fiscal lançada pelo sistema interno Datasul).
- Entrada de dados no sistema:
A partir das informações obtidas na conferencia física e na Nota Fiscal, e feita a entrada dos dados e automaticamente a matéria prima passa para o deposito CQ (Controle de Qualidade)
- Identificação:
Emitir impressão da etiqueta de identificação do material, a qual é preenchida manualmente no Excel em um formulário com os padrões de uma etiqueta, anexar a mesma junto com o AR (NF) e enviar para a qualidade passando para analise no Processo de Qualidade.
-
...